Frente fria começa a perder força, mas temperaturas continuam baixas
Previsão para o domingo é de geada no Sul e no Sudeste, na região entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro

A frente fria que atingiu o Brasil deve se dissipar na próxima semana, de acordo com as previsões de meteorologistas. A massa polar começa a se afastar em direção ao oceano, e com isso, o continente começa a esquentar. As temperaturas, no entanto, continuarão baixas, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país.
A previsão para este domingo, 22, é de geada no Sul e no Sudeste, na região entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, no entorno da Serra da Mantiqueira. “As localidades que ficam com temperatura quente são parte do Centro-Oeste, Norte, Nordeste, onde também é normal ficar acima de 30°C”, disse Olívio Bahia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A umidade também ficará baixa nas regiões mais frias. “Até o meio de semana, sem condição para chuva no centro-sul, pelo menos até quarta ou quinta-feira, então fica seco em parte do Brasil. A chuva fica concentrada mais no extremo norte do país, na faixa norte do Amazonas, do Pará, Amapá, Roraima, parte do Nordeste também, e no restante da área esse tempo seco, com umidade abaixo dos 30%”, destacou Bahia.
O meteorologista explica que o outono é um período de transição, em que se espera temperaturas frias, o que faz com a chegada da massa de ar frio não seja atípica, mas incomum. Ele acrescenta que não é possível afirmar que o inverno deste ano será mais rigoroso, mas é certo que houve uma antecipação de temperaturas normalmente observadas a partir de junho.
Entre os cuidados necessários neste período, o meteorologista do Inmet destaca a prevenção de queimadas, tendo em vista a antecipação do período seco, a atenção às doenças respiratórias e o acolhimento da população de rua. “Daqui até o final do inverno, as noites vão ser um pouco mais ou um pouco menos, mas sempre agressivas, principalmente para quem está em situação de rua”, afirmou.
(Com Agência Brasil)