A carne é meme: campanha publicitária pega carona nas piadas
Com a alta do preço de bovinos, suínos e aviários, propaganda do McDonald's #PicanhaDasGaláxias viralizou. Robôs podem ter ajudado

A hashtag #PicanhaDasGaláxias, trocadilho infame com expressão de baixo calão, pode até não ter emplacado (ainda) nos assuntos mais comentados do Twitter, mas a triste realidade ajuda e o esforço é grande. A campanha publicitária do McDonald’s para lançar novo sanduíche, idealizada pela agência de publicidade DPZ&T, embarcou na insatisfação do brasileiro com os preços estratosféricos da proteína animal.
Os internautas sentiram a alta no bolso e seguiram desesperançados após Bolsonaro dizer que não vai interferir nos valores. O aumento da demanda por frango e carne suína impactou também o preços dessas opções alternativas. Usuários nas redes sociais, famosos ou anônimos, não tardaram a fazer graça com as reclamações:

Desafeto do governo, o agora tucano Alexandre Frota levou a piada também para a política:
Logo as publicações começaram a se confundir com a divulgação da rede de fast-food:
O povo não é bobo, contudo. Uma internauta logo percebeu que as informações estavam desencontradas e tuitou: “eu achando que a tag era sobre o valor absurdo do preço da carne. Aparentemente não era sobre isso”:
O preço também é das galáxias
Com grande investimento no Twitter, #PicanhaDasGaláxias entrou na lista de assuntos mais comentados por ser um post patrocinado (veja a imagem abaixo). Alguns tuítes usados para associar a hashtag à alta do preço da carne são de perfis com indícios de serem robôs. “Encrenqueiro de Direita” (@EncrenqueiroD), por exemplo, foi criado em neste mês e tem apenas três publicações, duas delas com a hashtag, segue 38 pessoas e é seguido por só uma. Já o perfil Helaine (@Helaine04990665 , 1 seguidor, seguindo 31) foi criado no mês passado.

O novo hambúrguer da linha Picanha das Galáxias, do McDonald’s, chega a custar R$ 39,90 (com acompanhamentos). Ou seja: além da piada, a empresa também pegou carona nos valores. E o preço da carne, ó…
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.