Em contos, Liudmila Ulítskaia retrata stalinismo com sagacidade
No livro 'Meninas', autora russa mostra o pós-guerra em Moscou pela ótica feminina – sempre periférica e sempre duramente atingida


Na União Soviética dos anos 40 e 50, garotas no fim da infância amadurecem sob a propaganda stalinista e alheias aos conflitos da época, como a II Guerra. De um pai que volta traumatizado do front até a desigualdade social que não condiz com a pregação comunista, elas observam a vida em Moscou a partir da periferia da história — mas sentem em cheio seus efeitos colaterais. Aposta constante para o Nobel de Literatura, a autora russa é cirúrgica e sagaz ao tecer os seis contos desta coletânea.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)