Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

‘Uma a cada duas meninas quer mudar aparência por causa de redes sociais’

Andreza Graner, diretora de marketing de Dove Brasil, conversou com a coluna sobre resultado da pesquisa ‘O real estado da beleza 2024’

Por Giovanna Fraguito Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 15h17 - Publicado em 1 Maio 2024, 14h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A partir de comandos inseridos em Inteligência Artificial generativa e técnicas de deep learning, empresas têm criado influenciadores hiper-realistas, atribuindo-lhes nome, personalidade, rotina e, claro, perfil nas redes sociais. Das imagens criadas por IA, as mais populares são de mulheres inseridas no padrão de beleza – jovens, brancas, traços ocidentais, corpos magros, cabelos longos e peles “perfeitas”. No sentido de discutir sobre essa representação, a Dove lançou uma campanha global para transformar as imagens das mulheres geradas por Inteligência Artificial.

    “As redes sociais, cada vez mais importantes, começam a ditar novos padrões, novas discussões sobre a beleza e a Inteligência Artificial entra nesse contexto, com novos desafios em estereótipos de padrões. A campanha vem para pautar a IA. Se você digita nas ferramentas: ‘uma mulher perfeita’, vai ver estereótipos. Até 2025, 90% dos conteúdos online vão ser gerados por Inteligência Artificial, olha o tamanho do desafio. Temos o compromisso de representar diferentes belezas, sem distorcer a imagem. Beleza real é quebrar o padrão, é a beleza de todo mundo. Nosso propósito é transformar a beleza em fonte de confiança, e não de ansiedade e pressão”, diz Andreza Graner, diretora de Marketing de Dove Brasil em conversa com a coluna GENTE.

    Além da iniciativa, a marca apresenta a pesquisa “O real estado da beleza 2024”, conduzido pela Edelman com mais de 33 mil participantes em 20 países, que revelou o impacto da IA na confiança corporal. Uma a cada três mulheres sentem-se pressionadas a alterar a aparência devido à beleza artificial online. “A gente evoluiu muito no sentido de como as mulheres se relacionam com a aparência, de como a indústria da publicidade aborda o assunto. Mas ainda temos muitos desafios”, continua Andreza.

    Outro dado da pesquisa mostra que 38% das mulheres doariam um ano da vida para alcançar o padrão considerado ideal de aparência. “É muito alarmante. Uma a cada duas meninas no Brasil quer mudar algo na aparência por estímulo nas redes sociais, mesmo sabendo que o conteúdo foi manipulado digitalmente”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.