Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Reitor de universidade federal polemiza ao falar de terrorismo em Brasília

Janir Alves Soares deu apoio a vândalos apoiadores de Bolsonaro

Por Giovanna Fraguito Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 jan 2023, 07h11 - Publicado em 10 jan 2023, 07h01

Desde domingo, 8, quando os atos terroristas foram realizados em Brasília, o reitor da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Minas Gerais, Janir Alves Soares, fez postagens em seu perfil no Instagram com mensagens de apoio a bolsonaristas e vem propagando fake news. Apesar da depredação realizada por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) ao Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional e Palácio do Planalto, Janir defende que os atos foram praticados por “petistas infiltrados”. O delírio é compartilhado em suas redes sociais. “O povo assumiu o comando do Congresso Nacional de uma maneira pacífica, onde nós tivemos a sensibilização, inclusive das pessoas responsáveis pela guarda do Congresso, pois entenderam que essa é a casa do povo (…). Parabéns a todos que não desistiram”, disse. Em outra publicação, desta segunda-feira, 9, categorizou a eleição como “palhaçada” e que as “pessoas têm motivos para estar lá”, nos atos terroristas de Brasília.

Seguidores se espantaram com as atrocidades ditas pelo reitor. Um deles comentou: “Janir, pelo amor de Deus. Você está delirando, amigo”. Outro: “Sou eleitor de Bolsonaro, mas estou estarrecido com as atitudes… Você, com sua posição deveria ser um exemplo e não alavancar mais esse tipo de atitude”. Janir respondeu, se defendendo de que não atenta contra a democracia: “Em nenhum momento faço apologia à depredação da coisa pública, atos de violência ou desrespeito ao direito de cada pessoa. As pessoas realmente da Direita, que estiveram à frente dos quartéis, em nenhum momento atentaram contra o Estado da ordem. Isso é fato!”.

Janir é formado em Odontologia pela mesma universidade. Em 2019, concorreu à sucessão da reitoria, foi nomeado reitor pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) e empossado pelo então ministro da Educação, Abraham Weintraub. A UFVJM está localizada no município de Unaí (MG), a 126 quilômetros de Brasília.

View this post on Instagram

A post shared by Janir Alves Soares (@janiralvessoares)

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Janir Alves Soares (@janiralvessoares)

View this post on Instagram

A post shared by Janir Alves Soares (@janiralvessoares)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.