Estrelas congeladas: a suspensão da edição de 2021 do guia Michelin
Por causa da pandemia, a receita da Bíblia da alta gastronomia desandou

Bíblia da alta gastronomia, o guia Michelin saía todo ano no Brasil desde que foi lançado por aqui, em 2015. Aí veio a pandemia e a receita desandou — a edição de 2021 precisou ser suspensa, já que os temidos inspetores do livreto vermelho que baliza a boa mesa mundial não puderam viajar. “As experiências têm de ser avaliadas presencialmente”, justifica Gwendal Poullennec, diretor internacional da publicação. Dono do carioca Oro e de programas na TV, Felipe Bronze, 43 anos, ostenta duas estrelinhas do ranking que vai até três. “Antes, 85% da minha clientela era de estrangeiros que se norteiam pelo guia”, reconhece, mas pondera: “Ninguém perde nada, fica tudo congelado até a próxima edição”. Uma pitada de cultura: de 1936 para cá, por uma única vez o Michelin pulou sua rigorosa aferição. Foi em Singapura, também por causa da Covid-19, no ano que passou.
Publicado em VEJA de 1 de setembro de 2021, edição nº 2753
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.