Como é viver em Liechtenstein, o país que tem mais empresas do que pessoas
Principado europeu de menos de 40 mil habitantes é o tema do programa semanal da coluna GENTE
É monarquia, mas não tem rei. Está na Europa, mas não faz parte da União Europeia. É o sexto menor país do mundo e um dos mais seguros. Liechtenstein é conhecido por ser um principado milionário (atualmente comandado pelo príncipe Hans-Adam II), na verdade é o país mais rico do mundo em PIB per capita. Com a taxa de criminalidade nula, o país que faz fronteira com a Suíça ao sul e oeste, e a Áustria ao norte e leste, não tem aeroporto nem exército ou corpo de bombeiros. O tema do programa semanal da coluna GENTE (disponível no canal da VEJA no Youtube, no streaming VEJA+, na TV Samsung Plus e também na versão podcast no Spotify) é este pequeno país que tem mais empresas do que pessoas. São cerca de 75 mil empresas e uma população de 39 mil habitantes. Assista.
As dez curiosidades sobre este minúsculo país europeu:
- CABE NUM BAIRRO: Liechtenstein tem apenas 160 km², sendo menor que muitos bairros de grandes cidades brasileiras.
- SEM EXÉRCITO PRÓPRIO: O país aboliu suas forças armadas em 1868. Em caso de conflito, depende de alianças diplomáticas e neutralidade.
- MONARQUIA CONSTITUCIONAL: É governado por um príncipe, atualmente o Príncipe Hans-Adam II, com grande influência política, maior que a de muitos monarcas europeus.
- HAJA DINHEIRO: Tem alta renda per capita e economia baseada em indústria de alta tecnologia, serviços e finanças.
- CADÊ TODO MUNDO? Apenas 39 mil habitantes. É um dos menores países também em população, menos que muitos estádios no Brasil lotados.
- SEM AEROPORTOS: Não tem acesso ao mar e também não possui aeroporto. A entrada mais comum é via Suíça ou Áustria.
- A CAPITAL É MINÚSCULA: Vaduz, a capital, tem cerca de 6 mil habitantes e uma atmosfera de cidade pequena, mas é repleta de museus.
- PRODUÇÃO DE VINHO E CERVEJAS ARTESANAIS: Apesar do tamanho, possui vinícolas próprias e uma histórica cervejaria nacional, a Liechtensteiner Brauhaus.
- JÁ INVADIU A SUÍÇA SEM QUERER: Em 2007, soldados suíços se perderam durante um exercício militar e entraram acidentalmente no território de Liechtenstein. O episódio virou piada internacional.
- É POSSÍVEL “ALUGAR” O PAÍS POR UM DIA: Em 2011, Liechtenstein oferecia a possibilidade de ser literalmente alugado para eventos corporativos e festas, algo único no mundo.
Sobre o programa semanal da coluna GENTE. Quando: vai ao ar toda segunda-feira. Onde assistir: No canal da VEJA no Youtube, no streaming VEJA+, na TV Samsung Plus ou no canal VEJA GENTE no Spotify, na versão podcast.
Flávio revela reação de Tarcísio após anúncio de disputa à Presidência
Lula ganha um novo presente da direita, mas o futuro indica um desafio quase impossível
Virginia vira piada na Grande Rio ao desfilar colada no professor de samba
‘Dark Horse’, filme sobre Bolsonaro, tem primeiras cenas divulgadas; assista ao teaser
‘Senador da Swat’, Marcos do Val amarga a lanterna em disputa para renovar mandato







