Esta noite o canal inglês BBC estreia a minissérie “The Crimson Petal and the White”, adaptação de Lucinda Coxon da obra de Michel Faber em quatro episódios. Divulgada como um thriller psicológico intimista, a história apresenta o lado sombrio, meio gótico, da era vitoriana, onde os personagens vivem sua sexualidade, loucuras, ambições e desejos.
No ano de 1874, Sugar (Romola Garai, de “Emma”) é uma misteriosa prostituta, autodidata, inteligente e bem articulada, que trabalha para a desprezível sra. Castaway (Gillian Anderson, de “Arquivo X”), dona do bordel, devota de Maria Madalena. Sugar mantém em segredo o fato de estar escrevendo um romance, no qual extravaza suas ideais e visões sobre os homens e a sociedade.
Determinada a deixar a vida que leva, Sugar investe em uma relação com William Rackham (Cris O’Dowd, de “The IT Crowd”), que é obcecado por ela. Bem sucedido homem de negócios, mas com muitas dívidas, ele deseja escapar da vida que foi construída para ele por sua família. Seu sonho era se tornar escritor, mas lhe falta criatividade.
William acredita que Sugar o ama, mesmo ele sendo casado com Agnes (Amanda Hale, de “Murderland”). A esposa de William é uma mulher que sofre de problemas mentais, utilizando seu diário como forma de escapar do mundo que a cerca.
Extremamente religiosa, Agnes acredita ter um anjo da guarda que a protege e que irá ajudá-la a fugir para um convento. Ela está sob os cuidados do Doutor Curlew (Richard E Grant), que parece mais interessado em agravar sua condição que ajudá-la a se recuperar.
Henry (Mark Gatiss) é o irmão de William, um homem tímido, sexualmente reprimido, que se dedica à igreja e às obras de caridade. Através de seus sermões, consegue expressar seus sentimentos e opiniões, mas mantém uma relação reprimida com a Sra. Emmeline Fox (Shriley Henderson), uma viúva, irmã do Dr. Curlew, que tem como missão ajudar as prostitutas a deixarem para trás a vida que elas levam.
No elenco também estão: James Wilson (Christopher), Alan Williams (Col Leek), Lydia Wilson (Elizabeth), Eleanor Yates (Letty), Katie Lyons (Clara), Elizabeth Berrington (Lady Constance Bridgelow), Clare Louise Connolly (Janey), Tom Georgeson (Henry Rackham Sr.), Liz White (Caroline), Blake Ritson (Bodley) e Bertie Carvel (Ashwell).
A minissérie é uma co-produção entre a inglesa Origin Pictures e a canadense Cite-Amerique, com direção de Marc Munden. O projeto foi anunciado em agosto de 2010.
Acompanhem as estreias de séries, temporadas e minisséries no Brasil, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra pelo nosso Calendário.