PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Nova Temporada

Por Fernanda Furquim Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

The Cape Estreia Hoje no Canal Universal

A mais nova aposta da NBC americana chega hoje ao Brasil pela TV a cabo Universal. A estreia será às 21h com a exibição dos dois primeiros episódios. A primeira temporada tem dez episódios encomendados, dos quais, seis já foram exibidos nos EUA. “The Cape” foi criada por Tom Wheeler, que faz sua estreia na […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 5 jun 2024, 18h13 - Publicado em 11 fev 2011, 16h18

David Lyons como The Cape (Foto Justin Lubin/NBC)

A mais nova aposta da NBC americana chega hoje ao Brasil pela TV a cabo Universal. A estreia será às 21h com a exibição dos dois primeiros episódios. A primeira temporada tem dez episódios encomendados, dos quais, seis já foram exibidos nos EUA.

Continua após a publicidade

The Cape” foi criada por Tom Wheeler, que faz sua estreia na produção seriada. Até agora, ele tinha em seu currículo apenas a minissérie “Empire”, sobre o período do Império Romano.

Situada em uma cidade fictícia e em um ambiente futurista, a história apresenta Vince Faraday (David Lyons),  um policial honesto que trabalha em uma corporação policial corrupta.

Acusado de assassinato, ele cai em uma emboscada na qual é considerado morto. Forçado a se esconder, ele deixa para trás sua esposa, Dana (Jennifer Ferrin, de “Life on Mars”, versão americana), e o filho Trip (Ryan Wynoot, de “FlashForward” e “Tell Me You Love Me”).

Continua após a publicidade

Tentando limpar seu nome, reencontrar a família e livrar a cidade da corrupção, Vince assume a identidade do herói dos quadrinhos “The Cape”. Para tanto, conta com a ajuda de Max (Keith David), líder de uma gangue de ladrões de banco, formada por artistas de circo. Mentor e treinador de Vince, Max o ensina a manusear uma capa que vem guardando há anos.

Podendo utilizá-la como uma arma (do tipo chicote, pelo menos assim pareceu), uma forma de desaparecer (como em um número de mágica) ou até mesmo como um paraquedas, a capa se torna a principal referência desse novo super-herói. Mas, além dela, ele também conta com a habilidade de hipnotizar seu oponente, algo que Vince aprende com um dos artistas do circo. No meio do caminho, Vince se alia a Orwell (Summer Glau), uma blogueira que declarou guerra ao crime e à corrupção.

Assim, ele passa a enfrentar o bilionário Peter Fleming (James Frain), que mantém a identidade secreta de Chess, um implacável assassino. No elenco também estão Dorian Missick, como Marty, um ex-detetive da polícia; Martin Klebba, como Rollo, membro da trupe circense; e Vinnie Jones, como Scales, comparsa de Chess; entre outros atores.

Continua após a publicidade

Se encarada como uma série de TV, “The Cape” é apenas mais uma produção com roteiro fraco e personagens mal desenvolvidos. Mas, se for assistida como se fosse uma história em quadrinhos em movimento, ela ganha outro contorno. Trata-se de uma adaptação de HQs com uma abordagem infanto-juvenil.

Levando-se a sério, “The Cape” apresenta um enredo simples, sem nuances ou profundidade, que preserva os aspectos tradicionais das histórias de super-heróis. A série capta a estética HQ desde os cenários, passando pelo figurino, chegando nas interpretações visualmente exageradas, algumas caricatas. A fotografia de cada cena equivale a uma sequência das tiras em quadrinhos, faltando as onomatopeias.

A história do episódio piloto se  desenvolve mais rápido que ‘um tiro de revólver’. É praticamente um resumo da origem do herói e sua missão. Quando digo resumo, não estou exagerando. A velocidade com que as situações evoluem é surpreendente. Uma narrativa desperdiçada, que poderia ter sido melhor aproveitada para estabelecer a proposta da série.

Continua após a publicidade

“The Cape” resgata algumas referências nostálgicas para quem acompanha a produção seriada há mais tempo. Os artistas de circo, e seu ambiente, lembram “James West”, com o personagem do Conde Manzzepi e sua trupe circense. Já o esconderijo subterrâneo remete diretamente à “A Bela e a Fera”, série dos anos de 1980 que está em exibição no canal TCM. A estética de “The Cape” faz lembrar “The Flash”, série da década de 1990 que também promoveu a adaptação do visual HQ na TV. Os vilões remetem à série “Batman”, da década de 1960, mas com um visual “Dick Tracy”, filme de 1990 para o cinema estrelado por Warren Beatty, Madonna, Dustin Hoffman e Al Pacino.

“The Cape” serve para dois tipos de público: aqueles que gostam de dar uma boa risada com uma abordagem quase trash das aventuras de um super-herói; e aqueles que são fãs de quadrinhos, mais interessados no visual que no desenvolvimento da história e dos personagens. Mas não se apeguem demais, pois a série não vem conquistando um bom desempenho na audiência. “The Cape” estreou com 8.4 milhões de telespectadores e o último episódio exibido, até agora, teve apenas 4.6. O que não chega a ser uma surpresa.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=1ort84JVZR4?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.