Stephen Collins sob investigação por molestar menores
Famoso por interpretar um pastor na série Sétimo Céu/7th Heaven, o ator Stephen Collins se tornou alvo de uma investigação da polícia de Nova Iorque depois que uma gravação na qual ele confessa ter molestado meninas menores de idade foi divulgada pelo site TMZ no dia 7 de outubro. Embora nenhuma acusação formal tenha sido […]
Famoso por interpretar um pastor na série Sétimo Céu/7th Heaven, o ator Stephen Collins se tornou alvo de uma investigação da polícia de Nova Iorque depois que uma gravação na qual ele confessa ter molestado meninas menores de idade foi divulgada pelo site TMZ no dia 7 de outubro.
Embora nenhuma acusação formal tenha sido feita até o momento, a reação de Hollywood foi imediata. Os produtores de Ted 2 demitiram o ator, que faria uma pequena participação no filme; ele também foi dispensado do elenco de Scandal, na qual interpretava Reed Wallace, um jornalista visto na segunda temporada. O personagem estava escalado para retornar na quarta temporada mas, em função do que aconteceu, sua participação foi cancelada.
Já os canais Up TV e TV Guide Network, que exibiam reprises de 7th Heaven, retiraram a série de sua grade de programação. Na tarde do dia 7, Collins também se afastou do cargo que ocupava na diretoria do SAG-AFTRA (sindicato dos atores de Hollywood) desde 2013, e no qual permaneceria até 2016.
A gravação teria sido feita durante uma sessão de terapia de casal, pela segunda esposa de Collins, a atriz Faye Grant, que estrelou a série e a minissérie V na década de 1980. Segundo a imprensa americana, a lei da Califórnia permite que uma gravação feita em sigilo seja considerada legal em casos de crimes hediondos, como é o caso de pedofilia.
Na gravação, uma voz, identificada como sendo a de Faye, pergunta a Stephen quantas meninas ele molestou e de que forma. A voz, identificada como sendo a do ator, responde que foram três, entre as idades de 10 a 13 anos. Uma delas seria uma menina de quatorze anos, parente de sua primeira esposa, Marjorie Weinman, com quem ele foi casado na década de 1970. Ainda segundo a gravação, o ator teria exposto seu pênis ou feito as meninas tocarem seu órgão genital. Os casos teriam ocorrido há mais de uma década, sendo que duas dessas meninas teriam sido molestadas várias vezes.
A veracidade da gravação ainda não foi confirmada pelas autoridades, mas os advogados do ator já teriam declarado que ela estava sendo utilizada por Faye como objeto de chantagem no processo de divórcio do casal. Quem tiver interesse, a gravação está disponível aqui.
Em fevereiro de 2012, Collins entrou com um pedido de divórcio após 27 anos casado com Faye, com quem tem uma filha, Kate. A disputa se tornou litigiosa quando ela exigiu, além de uma pensão, metade dos bens do ator.
Segundo divulgado pelo site Yahoo, nos documentos de divórcio Faye alega ter tomado conhecimento sobre os problemas de Collins em janeiro de 2012, sendo que ela teria sido ameaçada pelo marido de uma das vítimas por não entregá-lo à polícia. No mesmo ano, uma denúncia foi feita contra o ator à polícia de Los Angeles. Mas, segundo a CNN, o caso foi arquivado.
Na TV desde a década de 1970, onde começou fazendo participações especiais em séries, Collins se tornou conhecido quando estrelou o filme Jornada nas Estrelas, de 1979, no qual interpretou o Capitão Decker. Entre 1982 e 1983, ele estrelou a série A Lenda do Macaco Dourado, que surgiu na esteira do sucesso de Indiana Jones no cinema. Nos anos seguintes, Stephen estrelou outras séries de curta duração e fez participações especiais e recorrentes em dezenas de produções.
A estabilidade veio com 7th Heaven, produzida entre 1996 e 2007. Na série, ele interpreta um pastor que precisa lidar com os problemas de sua congregação e os de sua família.
Nos últimos anos, o ator, atualmente com 67 anos de idade, foi visto em participações recorrentes em Devious Maids e Revolution, na qual interpreta o Dr. Gene Porter, pai de Rachel (Elizabeth Mitchell).