Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Novos Projetos e Pilotos

A nova temporada americana estreia oficialmente nesse mês de setembro, por volta do dia 20, quando a maioria das séries e episódios inéditos começam a ser exibidos. Mas novos projetos continuam sendo desenvolvidos, em especial para a TV a cabo, que não mantém o mesmo cronograma de estreias que a TV aberta. Alguns projetos ainda […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 14h21 - Publicado em 2 set 2010, 18h03

A nova temporada americana estreia oficialmente nesse mês de setembro, por volta do dia 20, quando a maioria das séries e episódios inéditos começam a ser exibidos. Mas novos projetos continuam sendo desenvolvidos, em especial para a TV a cabo, que não mantém o mesmo cronograma de estreias que a TV aberta. Alguns projetos ainda estão em fase de desenvolvimento de roteiros e outros na produção do episódio piloto para ser avaliado pelo canal.

Um dos novos projetos em desenvolvimento é “13th Grade”, do ator Michael Cera, de “Arrested Development”, em parceria com Derek Waters e Emily Kapnek para o canal FX. A história gira em torno um jovem recém formado (Waters) que questiona seu futuro depois que é largado pela namorada. O roteiro do piloto está sendo escrito pelo trio em parceria com Paige Gullivan. A produção está a cargo da Mosaic Entertainment.

Pela NBC existe o projeto da série “Temps”, que já recebeu a encomenda do episódio piloto. Criada por Rob Thomas, Jon Enbom e Dan Etheridge, de “Party Down”, com produção da Warner Brothers, a história gira em torno de jovens recém formados que são obrigados a arranjar trabalhos temporários enquanto não surgem melhores oportunidades.

Outro projeto da NBC é divulgado como ‘Harry Potter para adultos’. Ronald D. Moore, de “Caprica” e “Battlestar Galactica”, responsável pelo projeto, assinou um contrato com o canal que estipula a produção do piloto e a encomenda de episódios da série, embora o projeto ainda esteja em fase de desenvolvimento de roteiro. A única informação divulgada sobre a trama é a de que ela é situada em um universo onde o mundo é dominado pela magia.

Pela produtora Lionsgate, responsável por “Mad Men”, existem vários projetos. Um deles é “87th Precinct”, que tem o roteiro do episódio piloto encomendado pelo canal NBC. O projeto foi criado por Amy Bloom, de “State of Mind”, e tem a produção dos atores Steve Buscemi, que estrela a série “Boardwalk Empire”, da HBO, e Stanley Tucci, de “Crime em Primeiro Grau”.

Nenhuma informação sobre o enredo foi divulgada, apenas que se trata de uma série policial. Por isso, não dá ainda para saber se é um remake não oficial de “87th Precinct”, produzida entre 1961 e 1962. Estrelada por Ron Harper e Robert Lansing, a série era uma adaptação televisiva da obra de Ed McBain, que girava em torno de um grupo de policiais trabalhando no 87º Distrito. Entre eles, Steve Carella, personagem central dos livros, casado com Teddy, uma jovem surda muda.

Os demais projetos que estão em desenvolvimento pela produtra são adaptações de séries italianas: “Intelligence: Servizi & Segreti”, série de aventura, e “Girlfriends“, dramédia. A primeira, que estreou em 2009, gira em torno de agentes internacionais operando em vários países do mundo; a segunda, produção que estreou em 2008, gira em torno de mulheres na faixa dos 30 anos, que ficaram amigas depois de se conhecerem na sala de espera do ginecologista. Por enquanto não há canais americanos envolvidos nos projetos.

Pelas mãos de JJ Abrams e Elizabeth Sarnoff, ambos de “Lost”, está em desenvolvimento o projeto de uma série sobre Alcatraz. Nenhuma informação sobre o enredo foi divulgada, sendo que o projeto ainda está em fase de desenvolvimento de roteiro, o qual está a cargo de Elizabeth Sarnoff, possivelmente com base em roteiro escrito por Steven Lilien e Bryan Wynbrandt.

Se produzida, a série ficará a cargo da Bad Robot em parceria com a Warner Brothers. Não há canais envolvidos nesse momento. Alcatraz é o nome de uma pequena ilha em São Francisco, famosa por abrigar uma prisão de segurança máxima, por onde passou o gângster Al Capone.

Darren Star, de “Sex and the City”, está com seu projeto da série “Good Christian Bitches” sendo disputado pela ABC, NBC e CBS. Trata-se da versão televisiva do livro de mesmo título escrito por Kim Gatlin. A história gira em torno de Amanda, uma mulher recém divorciada, que se muda com os dois filhos para Dallas, cidade onde cresceu. Lá, ela se envolve em uma intrincada rede de escândalos, conspirações e intrigas sociais criada pelas ‘boas samaritanas cristãs’ do lugar, que não a recebem de braços abertos. A adaptação está a cargo de Robert Harling.

Pela ABC está em fase de pré-produção o piloto da nova série de Josh Schwartz, responsável por “Gossip Girl”, “The O.C.” e “Chuck”, em parceria com Stephanie Savage. Ainda sem título, a série é um drama jurídico situado em Washington, que explora a questão moralidade x realidade.

Continua após a publicidade

Outro projeto ainda em fase inicial de desenvolvimento é a adaptação para a TV dos quadrinhos de “Sandman”. A Warner estaria em negociações com a HBO para produzir uma série em torno da história do personagem. Segundo The Hollywood Reporter, Eric Kripke, de “Supernatural”, poderia ficar responsável pelo projeto caso ele vingue.

Criado por Neil Gaiman, “Sandman” é Morpheus, o Senhor dos Sonhos; um Perpétuo, entidades que têm a função de manter o Universo em equilíbrio. Capturado por um mago, Morpheus ficou aprisionado por quase setenta anos. Ao se libertar, descobre que seu mundo está em crise.

Pela Sony Pictures está em fase de desenvolvimento uma nova tentativa de adaptar para a TV o filme de 1995 estrelado por Sandra Bullock, “A Rede/The Net“. Irwin Winkler, produtor do filme original, John Brancato e Michael Ferriso, roteiristas, estão responsáveis pelo projeto. Ainda não há canais envolvidos. A primeira versão seriada do filme foi exibida pelo canal USA em 1998, com Brooke Langton no papel principal. A história gira em torno de uma analista de sistemas que se envolve em uma conspiração internacional.

Entre os projetos e pilotos já divulgados em postagens anteriores, Locke & Key recebeu a encomenda de roteiros dos episódios; a spinoff de “Army Wives” foi engavetada pelo canal Lifetime, que teve seu piloto exibido na série da qual teria se originado; o canal Spyke também engavetou os dois projetos de séries que tinha em desenvolvimento: “Back Nine, com John Schneider, e “Playing with Guns“, ambos com pilotos produzidos, sendo que a segunda chegou a ter a série anunciada.

Na Inglaterra, o canal BBC anunciou a produção de um piloto com base no livro “Dirk Gently’s Holistic Detective Agency“, de Douglas Adams, também autor de “Guia dos Mochileiros das Galáxias”. A história gira em torno de Gently, um detetive particular que soluciona crimes utilizando o raciocínio lógico. Em uma de suas primeiras missões, ele se depara com um caso de possessão; as investigações o levam a crer que o possuído está sob o domínio do fantasma de um alienígena. O piloto será exibido na TV para avaliar o potencial de audiência.

A BBC também encomendou a produção da minissérie “Bird Song”, em dois episódios, com base no livro de Sebastian Faulks. A história gira em torno se Stephen e Isabelle, casal que é separado pela I Guerra Mundial. O roteiro está a cargo de Abi Morgan, com produção da Working Title.

Outra produção da BBC é “Undisclosed“, de Ronan Bennett e Walter Benrstein, que gira em torno de Harry Venn, um advogado de pequenas causas que é obrigado a localizar a testemunha de um caso com o qual trabalha. Logo ele se vê envolvido em uma conspiração política.

No formato seriado de TV, a BBC encomendou a produção de três séries. A primeira é “Touch“, de Jack Thorne, de “Skins”, com seis episódios para a primeira temporada. A história gira em torno de Paul, um jovem que é capaz de falar com os fantasmas e logo descobre os planos de uma guerra que está para ser travada entre os mortos e os vivos.  As filmagens terão início no primeiro trimestre de 2011.

A segunda é “White Heat“, também com seis episódios encomendados para a primeira temporada. Criada por Paula Milne, de “Small Island”, a história gira em torno de sete personagens que fazem um balanço sobre suas vidas nas últimas cinco décadas: dos anos 60 para os dias de hoje, passando por importantes fatos históricos ocorridos ao longo desse período.

Na área da comédia, o canal produz “Mrs Brown’s Boys“, criada e estrelada por Brendan O’Carroll. Ela interpreta Agnes, a matriarca de uma família irlandesa que vive se metendo na vida de todos. A primeira temporada tem seis episódios encomendados, com co-produção da Bocpix e da RTE, com estreia prevista para 2011.

Pelo canal ITV existem duas minisséries. A primeira é “DCI Banks“, em dois episódios, adaptada da obra de Peter Robinson. Estrelada por Stephen Tompkinson, que interpreta o inspetor de polícia Alan Banks, a história apresenta as investigações em torno de um assassino em série conhecido como Camaleão.

A segunda é  uma adaptação do livro “The Suspicions of Mr. Whicher“, de Kate Summerscale. A história, situada no ano de 1860, gira em torno do inspetor Jonathan Whicher, que investiga o assassinato de um menino. A adaptação está a cargo de Neil McKay, com Paddy Considine contratado para estrelar a produção, que iniciará as filmagens em outubro.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.

Impressa + Digital

Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).

Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.

Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.



a partir de R$ 39,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.

a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)