James Farentino (1938-2012)
Ator da série “Trovão Azul”, James Farentino faleceu no dia 24 de janeiro, aos 73 anos de idade, vítima de parada cardíaca. Segundo representante da família, Farentino vinha sofrendo de problemas de saúde há algum tempo. James Farentino nasceu no dia 24 de fevereiro de 1938 em Nova Iorque, filho de um figurinista. Estreou como […]
Ator da série “Trovão Azul”, James Farentino faleceu no dia 24 de janeiro, aos 73 anos de idade, vítima de parada cardíaca. Segundo representante da família, Farentino vinha sofrendo de problemas de saúde há algum tempo.
James Farentino nasceu no dia 24 de fevereiro de 1938 em Nova Iorque, filho de um figurinista. Estreou como ator na Broadway no início da década de 1960 com a montagem “A Noite do Iguana”. No início da década de 1970, interpretou Stanley Kowalski na peça “Um Bonde Chamado Desejo”.
Ainda na década de 1960, Farentino fez sua estreia na TV. Teve participações em episódios de séries como “Cidade Nua”, “Os Defensores”, “Rota 66″, “77 Sunset Street”, “Alfred Hitchcock Apresenta”, “Inferno nos Céus”, “Ben Casey”, “Laredo”, “F.B.I.”, “O Fugitivo”, “Têmpera de Aço”, “O Homem de Virgínia”, “Marcus Welby”, “Galeria do Terror”, “Os Novos Centuriões”, entre outros.
Entre 1969 e 1972, Farentino estrelou sua primeira série, “The Bold Ones: The Lawyers”. Em seguida veio “Cool Millions”, na qual interpreta um detetive particular, produzida entre 1972 e 1973. Entre 1981 e 1982, Farentino interpretou o Dr. Nick Toscani em “Dinastia”.
Mas ele é mais lembrado pelos fãs de séries por ter estrelado “Trovão Azul”, versão para a TV do filme produzido em 1983. Na série policial ele interpreta o papel que foi de Roy Scheider, também falecido. A série teve apenas uma temporada com o total de 11 episódios.
O ator ainda esteve no elenco de “Mary”, sitcom que marcou o retorno de Mary Tyler Moore à TV, e “Julie”, sitcom estrelada por Julie Andrews. As duas produções tiveram apenas uma temporada. Os últimos trabalhos de Farentino em séries de TV, que se tenha notícias, são participações em “Plantão Médico”, na qual interpretou o pai do personagem de George Clooney, e “Melrose Place”.
Farentino foi casado quatro vezes, as três primeiras uniões terminando em divórcio. Entre 1962 e 1965, ele foi casado com a atriz Elizabeth Ashley, a Tia Mimi da série “Treme”.
Entre 1966 e 1983 Farentino foi casado com a atriz Michelle Lee, com quem teve um filho, David Farentino. Entre 1985 e 1987, ele foi casado com a atriz Deborah Mullowey, que utiliza o nome artístico de Debrah Farentino, a Beverly da série “Eureka”.
Desde 1994 Farentino estava casado com Stella Farentino, nome artístico de Rosana Torres, atriz canadense, filha de italianos. Em 2001, o ator chegou a entrar com um pedido de divórcio, mas o processo não foi adiante.
A carreira de Farentino entrou em declínio em 1994, depois que foi acusado por sua ex-namorada, Tina Sinatra, filha do cantor Frank Sinatra, de assédio. O ator chegou a ser processado, mas ele infringiu a ordem judicial de se manter afastado de Tina. Farentino cumpriu 36 meses de liberdade condicional, sendo obrigado a frequentar sessões de terapia e aconselhamento para dependentes de álcool.