Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Estreia de ‘Under the Dome’ conquista audiência na Summer Season

Geralmente relegada pela rede aberta a reprises, séries estrangeiras ou estreias de reality shows e eventos esportivos, a Summer Season está sendo testada este ano por alguns canais que tentam descobrir se há vida nas férias de verão para as estreias de novas séries de TV. Primeiro a ABC estreou Mistresses, remake de série britânica, […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 16h31 - Publicado em 25 jun 2013, 15h29

Geralmente relegada pela rede aberta a reprises, séries estrangeiras ou estreias de reality shows e eventos esportivos, a Summer Season está sendo testada este ano por alguns canais que tentam descobrir se há vida nas férias de verão para as estreias de novas séries de TV.

Primeiro a ABC estreou Mistresses, remake de série britânica, depois foi a vez da NBC começar a exibir Crossing Lines, produção independente da Tandem, empresa alemã. As duas registraram a mesma audiência que as séries internacionais costumam conquistar quando são exibidas na Summer Season, ou seja, a média de 4 milhões com 0.7 a 1.2% do público alvo. Ontem à noite foi a vez da CBS iniciar a exibição de Under The Dome, adaptação da obra de Stephen King que originalmente foi divulgada como série. Temendo que ela não conseguisse conquistar público, o canal passou a anunciá-la como minissérie (ou evento especial) pouco antes de sua estreia.

O primeiro episódio desta produção conseguiu estabelecer um patamar elevado para as estreias de séries de TV neste período. Com 13.1 milhões de telespectadores, e 3.2/9 entre o público alvo, Under the Dome provou que existe audiência para novas produções seriadas na Summer Season da rede aberta.

Nos últimos anos, apenas Go On tinha conseguido conquistar uma audiência tão alta para uma série de TV. Seu primeiro episódio foi exibido em agosto de 2012, período que ainda faz parte da Summer Season, conquistando a média de 16.1 milhões de telespectadores com 5.6% entre o público alvo. Mas sua estreia foi o que podemos chamar de ‘artificial’, visto que o primeiro episódio foi exibido pela NBC logo após a transmissão dos Jogos Olímpicos. Go On não conseguiu manter a audiência, sendo cancelada em sua primeira temporada.

Continua após a publicidade

Under the Dome não teve nenhum carro chefe (apenas a reprise de sitcoms consagradas do canal) mas teve algumas vantagens em relação às demais séries que já estrearam este ano na Summer Season. A primeira, e a mais importante, é a de que ela não teve concorrência como ocorre com as estreias da Fall Season e Midseason. Além disso, por ser a única série nova da CBS, conseguiu apoio do departamento de marketing. O fato da NBC e da ABC não investirem na divulgação de Mistresses e Crossing Lines também a ajudou a se destacar das demais.

Under the Dome foi originalmente desenvolvida como uma série para o canal Showtime em 2011. Quando os envolvidos com o projeto perceberam que o canal estava levando muito tempo para tomar uma decisão sobre a produção da série, pediram para que o Showtime liberasse o projeto para que ele fosse oferecido à rede aberta.

Com roteiro de Brian K. Vaughan (Lost), a história é situada em uma pequena cidade do Maine que descobre estar cercada por um domo invisível. Enquanto a população tenta descobrir sua origem, eles vêem suas vidas transformadas por sua presença.

Produzida pela Amblin Television em parceria com a CBS Television Studios, Under the Dome tem um orçamento estimado de 3 milhões de dólares por episódio. Valor compensado em boa parte pela venda a canais internacionais. A produção já foi adquirida por canais da Austrália, Reino Unido, Canadá, Portugal e África do Sul. Ainda não há previsão de quando ela será exibida no Brasil.

Resta aguardar para saber se Under the Dome conseguirá segurar esta audiência ao longo dos treze episódios que foram produzidos. Entre as novas séries da Summer Season que ainda não estrearam na rede aberta estão Camp, Siberia, ambas da NBC, e Axe Cop, da Fox,

Continua após a publicidade

Publicidade