DirecTV Avisa: não Salvará mais Nenhuma Série
A DirecTV americana caiu nas graças dos fãs de séries quando resgatou as produções “Friday Night Lights” e “Damages”, canceladas por seus respectivos canais. Com isso, ela abriu um precedente, conquistando a fama de ‘salvadora’ de séries de conteúdo, mas sem uma grande audiência. Assim, quando “Lone Star” e “Rubicon” foram canceladas, o público e […]
A DirecTV americana caiu nas graças dos fãs de séries quando resgatou as produções “Friday Night Lights” e “Damages”, canceladas por seus respectivos canais. Com isso, ela abriu um precedente, conquistando a fama de ‘salvadora’ de séries de conteúdo, mas sem uma grande audiência.
Assim, quando “Lone Star” e “Rubicon” foram canceladas, o público e os produtores correram atrás da DirecTV em uma tentativa de resgatar as séries. Mas a empresa não se interessou pelos projetos. Agora, o site do Variety publica uma entrevista com Chris Long, representante da DirecTV, que avisa o público e os produtores: não salvaremos mais nenhuma série.
O motivo é simples. A empresa se prepara para começar a produzir séries originais. Com 19 milhões de assinantes, o canal 101, disponível apenas pela DirecTV americana, dará início ao desenvolvimento de novos projetos a partir de 2011.
Na declaração ao Variety, Long disse que “existe cerca de 80 pilotos sendo descartados por ano por canais abertos e a cabo. O que queremos é apostar em um diamante bruto, que não teria condições de ser produzido por outro canal”.
Em 2008, a DirecTV resgatou “Friday Night Lights“, quando a série foi cancelada pela NBC. Atendendo ao pedido dos fãs e dos produtores, a NBC Universal Television se comprometeu a co-produzir a série com a DirecTV. O acordo estabelecia que a estreia de novos episódios seria feita pelo canal 101, para somente depois ser exibida em canal aberto. Este ano foi a vez de “Damages” ser resgatada, ganhando duas novas temporadas, com previsão de estreia nos EUA para julho de 2011. Ao contrário da NBC, o FX não exibirá os episódios inéditos, que serão de exclusividade do canal 101.
O tipo de acordo estabelecido entre as partes para continuar a produzir as séries leva a DirecTV a bancar cerca de 70% da produção, enquanto que os estúdios, que originalmente produziam as séries, ficam com o encargo de 30% mais os direitos de venda internacional. Agora o interesse da DirecTV é firmar acordos com empresas nacionais e internacionais para a co-produção de séries originais, que seriam distribuídas internacionalmente por uma empresa associada.
Em paralelo, a DirecTV manterá a exibição de séries inglesas e canadenses, bem como reprises de produções americanas. Um dos maiores sucessos na programação do canal 101 é a série “Deadwood”, pela qual Long disse que abriria uma exceção em sua decisão, caso David Milch resolva produzir novos episódios.