Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Caprica é Cancelada

O canal SyFy anuncia o cancelamento de “Caprica” apenas cinco dias após divulgar a nova spinoff de “Battlestar Galactica”. A decisão sobre o futuro da série estava prevista para ser tomada após o dia 15 de novembro, mas o canal mudou de ideia e definiu o destino de “Caprica” agora. Faltando apenas cinco episódios para […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 13h48 - Publicado em 27 out 2010, 22h04

O canal SyFy anuncia o cancelamento de “Caprica” apenas cinco dias após divulgar a nova spinoff de “Battlestar Galactica”. A decisão sobre o futuro da série estava prevista para ser tomada após o dia 15 de novembro, mas o canal mudou de ideia e definiu o destino de “Caprica” agora.

Faltando apenas cinco episódios para finalizar a exibição da primeira temporada, o SyFy informa que está retirando a série da grade de programação. Os episódios restantes poderão ser exibidos nos primeiros quatro meses de 2011, mas é bem mais provável que eles somente sejam disponibilizados ao público em DVD.

A primeira spinoff gerada pelo remake de “Battlestar Galactica” quase não viu a luz do dia. Sua gestação já foi problemática, sua estreia foi adiada, chegando ao ponto do público e da mídia americana duvidar que algum dia a série viesse ‘à tona’.

Depois que estreou, em janeiro de 2010, a audiência dos primeiros nove episódios mal conseguiu sustentar a faixa de um milhão de telespectadores. Retirada do ar, retornou em outubro com a missão de conquistar público em seus nove episódios restantes. No entanto, a audiência não ultrapassou a marca de 900 mil telespectadores, sendo retirada do ar após a exibição de apenas quatro episódios, totalizando 13 episódios que foram ao ar, de uma temporada que consiste de 18 produzidos.

Criada por Remi Aubuchon, Ronanld D. Moore e David Eick a série surgiu com a difícil missão de suplantar, ou pelo menos igualar, o sucesso de sua predecessora, “Battlestar Galactica”, que por sua vez é um remake de uma produção do final dos anos de 1970, criada por Glenn A. Larson.

Enquanto que o remake conseguiu explorar com maior profundidade o enredo e os personagens introduzidos na série original, “Caprica” sofreu com o conceito proposto e com a forma como foi desenvolvido: a primeira parte dos episódios da temporada trabalhou o surgimento dos cilônios, enquanto que a segunda parte se dedicou ao ambiente impregnado de crenças e fanatismos religiosos.

Sem o apoio das viagens espaciais ou da constante tensão e insegurança que viviam os personagens de “Battlestar Galactica”, a série “Caprica” contava apenas com o desenvolvimento do tema e da realidade de diferentes grupos sociais, que não conseguiram criar uma conexão direta com o público. A quantidade de personagens, e a situação única na qual estavam inseridos, fizeram com que os roteiros perdessem o rumo ao serem apresentados todos de uma só vez, antes de conseguir estabelecer situações e personagens que já tinham sido introduzidos.

De qualquer forma, sua proposta merece ser resgatada algum dia: ciência x religião, ideologia x fanatismos, são temas que a produção da TV a cabo não pode deixar passar tão facilmente.

Continua após a publicidade

Publicidade