American Film Institute Elege os 10 Melhores do Ano de 2010
Ao final de cada ano, o American Film Institute – AFI divulga uma lista premiando os 10 melhores filmes e programas de TV que representam o que foi feito de melhor na arte do movimento de imagens. A eleição leva em consideração o conteúdo desenvolvido, sua contribuição com o engrandecimento da cultura do país, sua […]
Ao final de cada ano, o American Film Institute – AFI divulga uma lista premiando os 10 melhores filmes e programas de TV que representam o que foi feito de melhor na arte do movimento de imagens. A eleição leva em consideração o conteúdo desenvolvido, sua contribuição com o engrandecimento da cultura do país, sua influência junto ao público e artistas, bem como a forma positiva com a qual se fez presente na sociedade americana, tornando significativos os veículos para os quais foram produzidos.
Criado em 1967, o Instituto promove a preservação de obras cinematográficas, além formar novos cineastas. Entre os diretores que passaram pelo AFI Conservatory estão David Lynch (Twin Peaks) e Paul Schrader (Taxi Driver). Em 1973, o Instituto criou o AFI Lifetime Achievement Award, que premia cineastas por sua contribuição à sétima arte. No início dessa década surgiu o AFI Awards, que premia as melhores produções do cinema e da televisão a cada ano.
A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 14 de janeiro.
Os melhores da TV em ordem alfabética:
The Big C
Boardwalk Empire
Breaking Bad
Glee
Mad Men
Modern Family
The Pacific
Temple Grandin (telefilme)
30 Rock
The Walking Dead
Os melhores do cinema em ordem alfabética:
Cisne Negro/Black Swan
O Vencedor/The Figther
A Origem/Inception
Minhas Mães e Meu Pai/The Kids Are All Right
127 Hours
Rede Social/The Social Network
Atração Perigosa/The Town
Toy Story 3
Bravura Indômita/True Grit
Inverno da Alma/Winter’s Bone
Prêmios Especiais:
The King’s Speech
Waiting for Superman
A banca de jurados na categoria televisão foi composta por Richard Frank, Bob Gazzale, Marshall Herskovitz, membros do AFI; Steven Bochco, produtor e roteirista; Jennifer Love Hewitt, atriz e produtora; Henry Jenkins, da University of Southern California; Anna McCarthy, da New York University; Mary McNamara, do Los Angeles Times; James Poniewozik, da Time Magazine; Matt Roush, da TV Guide Magazine; Maureen Ryan, do site AOL; John Shaffner, da diretoria da Academy of Television Arts & Sciences; Janet Staiger, da University of Texas.
A banca de jurados na categoria cinema foi composta por Tom Pollock, Bob Gazzale membros da AFI; Jeanine Basinger, da Wesleyan University; Donn Cambern, editor; Diablo Cody, produtora e roteirista; Lee Daniels, diretor e produtor; Jane Gaines, da Columbia University; Akira Mizuta Lippit, da University of Southern California; Leonard Maltin, crítico e historiador; Elvis Mitchell, crítico; Claudia Puig, do USA Today; Lisa Schwarzbaum, da Entertainment Weekly; Michael Wood, da Princeton University.
Confiram os vencedores de 2009, na categoria televisão.