Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Nova Temporada

Por Fernanda Furquim Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.
Continua após publicidade

‘The Driver’ e ‘Black Mirror’ entram na lista de remakes

Para quem prefere a versão americana de séries estrangeiras, duas produções britânicas engordam a interminável lista de remakes: The Driver e Black Mirror.  A primeira é uma minissérie do canal BBC1 que tem um projeto sendo desenvolvido pelo Showtime. A minissérie foi exibida no Reino no final do ano passado, sem conseguir atrair um grande interesse da crítica ou do […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 15h38 - Publicado em 29 jan 2015, 20h18
Driver9

Morrissey em ‘The Driver’ (Foto: BBC1/Arquivo)

Para quem prefere a versão americana de séries estrangeiras, duas produções britânicas engordam a interminável lista de remakes: The Driver e Black Mirror. 

A primeira é uma minissérie do canal BBC1 que tem um projeto sendo desenvolvido pelo Showtime. A minissérie foi exibida no Reino no final do ano passado, sem conseguir atrair um grande interesse da crítica ou do público.

Escrita por Danny Brocklehurst (Exile, Accused), a história narra a vida de Vince McKee (David Morrissey, de The Walking Dead), um motorista de táxi que passa por uma crise pessoal. Para driblar sua situação, ele aceita trabalhar como motorista de uma gangue.

Segundo o Deadline, se o projeto do Showtime tiver sua produção aprovada, ela também será uma minissérie novamente estrelada por Morrissey, a exemplo do que já foi feito com Broadchurck/Gracepoint, que contou com a presença de David Tennant, e The Slap, produção australiana que ganhou uma versão americana, ambas estreladas por Melissa George.

Continua após a publicidade

O roteiro da versão americana está a cargo de Taylor Elmore (Justified). A produção é da CBS TV Studios, com a qual Elmore tem contrato para desenvolver novos projetos,  em parceria com a On the Corner, empresa de Morrissey, a RED Production Company, que produziu a minissérie original, e a Silver Lining Entertainment.

Black Mirror

Black Mirror tem um projeto sendo desenvolvido pela Endemol, produtora que cuidou da versão original, exibida pelo Channel 4. Esta é uma série que ainda aguarda uma decisão do canal sobre seu futuro. Segundo o Variety, a versão americana está em fase inicial de desenvolvimento, sendo que ainda não foi oferecida a um canal. Nos EUA, a série original é exibida pelo Netflix.

Inspirada em Além da Imaginação a série apresenta histórias que retratam comportamento social vs. paranóia tecnológica. No Brasil, Black Mirror chegou pelo canal I.Sat. A produção britânica foi criada por Charlie Brooker, que já disse em entrevistas ter interesse de ser o showrunner de qualquer versão americana da série.

Continua após a publicidade

Vale a pena lembrar que um dos episódios da primeira temporada já teve seus direitos de adaptação cinematográfica adquiridos pelo ator Robert Downey Jr. Trata-se do episódio The Entire History of You, exibido em 2013. Na história, as pessoas têm implantados na cabeça um dispositivo que grava tudo o que eles fazem, vêem ou ouvem. Desta forma, seu arquivo de memória pode ser revisto quantas vezes desejarem, seja por eles ou por outras pessoas, através de uma tela.

As produções internacionais chegaram a um patamar de qualidade (roteiro, narrativas e estética) que competem facilmente com os produtos americanos. Com isto, cresce o interesse dos canais americanos na produção de remakes internacionais (como se as adaptações de livros, HQs, filmes e produções antigas não fossem suficientes).

O problema é que boa parte dos remakes americanos é inútil, sendo que alguns são versões de séries que recém foram produzidas (algumas ainda estão no ar no seu país de origem e/ou fazendo carreira internacional). Poucos são aqueles remakes (seja de produções estrangeiras ou antigas séries americanas) que conseguem ultrapassar a qualidade do original, oferecendo uma visão melhor e mais detalhada da história proposta.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.