Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

‘Smash’ ganha novo showrunner

No cinema, a visão artística do diretor determina a abordagem que o filme dará ao roteiro. Nas séries de televisão, esta função é do showrunner, que também fica responsável por negociações com a emissora, atores e equipe técnica. Normalmente este cargo é ocupado pelo roteirista mais experiente da equipe ou aquele que criou a série. […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 09h01 - Publicado em 25 abr 2012, 11h30

No cinema, a visão artística do diretor determina a abordagem que o filme dará ao roteiro. Nas séries de televisão, esta função é do showrunner, que também fica responsável por negociações com a emissora, atores e equipe técnica.

Normalmente este cargo é ocupado pelo roteirista mais experiente da equipe ou aquele que criou a série.

Quando o criador de um programa não tem experiência suficiente para atuar como showrunner, ele recebe o auxílio de um produtor mais capacitado, que assume o controle do programa durante a primeira temporada, período no qual o criador da série aprenderá a função para exercê-la a partir da segunda temporada.

Em Smash o cargo de showrunner foi ocupado por Theresa Rebeck, criadora da série que tem experiência como produtora, tanto no teatro quanto na TV, onde atuou em séries como Canterbury’s Law, Lei & Ordem: Crimes Premeditados e Maximum Bob. Apesar de sua experiência, o resultado é esse que se vê a cada episódio: uma série com uma proposta muito boa mas mal executada. Por esse motivo, ao renovar a produção, a NBC pediu a troca do showrunner.

Assim, Theresa foi substituída por Josh Safran, produtor executivo e roteirista de Gossip Girl. A criadora de Smash manterá os créditos de roteirista e de produtora executiva, cargo que funciona como uma espécie de assistente ao showrunner, mas ela não estará mais envolvida com o dia a dia da produção, visto que retornará à sua carreira no teatro.

A missão de Safran é dar um novo rumo criativo à série. Segundo a imprensa americana, ele venceu os concorrentes ao cargo por ter impressionado os produtores com sua visão para a segunda temporada, que estreia nos EUA durante a Fall Season, período que inicia em setembro.

Cliquem na imagem para ampliar. 

Continua após a publicidade

Publicidade