Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

Surpresa no Emmy, ‘Abbott Elementary’ ri dos apuros do ensino público

Comédia em formato de mocumentário narra as desventuras de professores de uma escola americana de poucos recursos

Por Gabriela Caputo Atualizado em 13 mar 2023, 15h44 - Publicado em 22 ago 2022, 13h21

Entre uma aula e outra, os professores de uma escola buscam saídas para frear os alunos que aderem à uma nova moda do TikTok: atravessar a sala de aula pisando em cima das carteiras, sem cair. Em outro episódio, a esforçada novata Janine Teagues confecciona um vídeo cheio de efeitos especiais para conseguir, através da ajuda dos internautas, materiais escolares que estão em falta. Mesclando ferramentas atuais a dilemas escolares universais, as divertidas cenas são de Abbott Elementary, sitcom da ABC que chegou recentemente ao catálogo do Star+ e faz um retrato dos desafios do ensino público de maneira espirituosa e acolhedora.

Criada e estrelada por Quinta Brunson, que interpreta a idealista Janine, a série em formato de mocumentário (documentário fictício satirizante) acompanha o cotidiano de uma escola pública primária subfinanciada e predominantemente negra na Filadélfia, nos Estados Unidos. Indicada a cinco categorias principais no Emmy – entre elas de melhor série de comédia –, a produção conta com um elenco divertido de professores. Ao lado de Janine (Brunson) estão as veteranas Barbara (Sheryl Lee Ralph) e Melissa (Lisa Ann Walter). Acostumadas à precariedade do ensino público e aos recursos escassos, as duas se divertem com a ingenuidade da jovem professora, que navega pelas primeiras grandes crises no ofício, e acabam servindo como mentoras.

O time fica completo com Jacob (Chris Perfetti), o professor de história cheio de referências nerds; Gregory (Tyler James Williams, de Todo Mundo Odeia o Chris), o substituto e galã; e Ava (Janelle James), a diretora-influencer que acabou no posto mesmo sem nenhuma qualificação — o principal ativo cômico da série, com inesgotáveis referências pop. Apesar da sitcom se passar nos Estados Unidos, é fácil enxergar semelhanças ao ensino público brasileiro, no que diz respeito aos desafios dos educadores desamparados, que buscam fazer limonadas com os poucos limões que recebem. Como Barbara confessa a Janine logo no início da temporada, professores de escolas como a Abbott devem ser capazes de fazer de tudo; atuam como gestores, assistentes sociais, terapeutas e, às vezes, até como os próprios pais da criançada.

Continua após a publicidade

Quinta Brunson conta essa história com a honestidade e o entendimento de quem já acompanhou situações do tipo de perto: durante a infância, sua mãe era professora no colégio onde estudava, e por isso ela passava bastante tempo no ambiente escolar, onde também examinava o convívio entre os docentes fora da sala de aula. Outra preocupação da atriz era alcançar um público diverso, por isso optou por produzi-la para a televisão, antes de chegar às abarrotadas plataformas de streaming. Apesar de concorrer com nomes de peso no Emmy (Hacks, Only Murders in the Building e Ted Lasso, para citar algumas), Abbott não está fora do jogo — os personagens cativantes e a trama convidativa justificam uma merecida maratona.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.