Autor sobre ‘Torto Arado’ na TV: ‘Ganhou vida própria, já não me pertence’
Itamar Vieira Júnior fala a VEJA sobre a adaptação do seu livro best-seller em uma série na HBO Max
Fenômeno de vendas, o livro Torto Arado não demorou a chamar a atenção do meio audiovisual: antes mesmo de alcançar o título de livro nacional mais vendido do ano, em 2021, o cineasta Heitor Dhalia já havia adquirido os direitos da obra para uma adaptação televisiva. Agora, o aguardado projeto entrou em fase de desenvolvimento de roteiro pela HBO Max.
Quando questionado sobre sua expectativa para a adaptação, poético, o autor baiano Itamar Vieira Júnior respondeu a VEJA: “A minha expectativa é como a de qualquer leitor que se conectou com Torto Arado. É uma história que ganhou vida própria, já não me pertence. É dos leitores. A adaptação está nas boas mãos do Heitor e equipe”.
O livro de pouco mais de 200 páginas deve ser vertido em mais de uma temporada. A trama está sendo adaptada por um time de cinco roteiristas mulheres e negras: Luh Maza, Renata Di Carmo, Maria Shu, Viviane Ferreira e Ceci Alves. A trama acompanha a história de duas irmãs, Belonísia e Bibiana, filhas de trabalhadores da fazenda fictícia Água Negra, na região da Chapada Diamantina, interior da Bahia. O cotidiano das jovens, que, na infância, se envolveram num assustador acidente com uma faca, é narrado entre elementos de realismo mágico e questões identitárias voltadas para a população descente de escravos.