Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Sobre Palavras

Por Sérgio Rodrigues Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog tira dúvidas dos leitores sobre o português falado no Brasil. Atualizado de segunda a sexta, foge do ranço professoral e persegue o equilíbrio entre o tradicional e o novo.
Continua após publicidade

Tardemais

Consultou o relógio. Faltavam sete minutos para o fechamento do cartório, e como era mineiro pensou: tardemais. A longa serpente do tráfego parada ao sol. Deixou o carro aberto, abandonou-o lá, lançou-se entre os pedestres espessos que forravam as calçadas sentindo-se uma gota d’água a procurar uma brecha no chão da caatinga, tardemais, ponta-esquerda ciscador […]

Por Sérgio Rodrigues
Atualizado em 31 jul 2020, 04h40 - Publicado em 12 jan 2014, 15h17

engarrafamento Consultou o relógio. Faltavam sete minutos para o fechamento do cartório, e como era mineiro pensou: tardemais. A longa serpente do tráfego parada ao sol. Deixou o carro aberto, abandonou-o lá, lançou-se entre os pedestres espessos que forravam as calçadas sentindo-se uma gota d’água a procurar uma brecha no chão da caatinga, tardemais, ponta-esquerda ciscador diante da retranca mais desavergonhada que um treinador italiano pudesse conceber, empurrando pessoas sem se desculpar e ainda por cima fabricando metáforas assim estúpidas em rápida sucessão como um caleidoscópio ou uma matraca. Tardemais, tardemais, a dor de saber que não chegaria a tempo não ia embora mas talvez fosse possível ofuscá-la. Ofuscamento, sim, tudo aquilo era um grande ofuscamento: impossível chegar a tempo, tardemais, e daí? Melhor não pensar por enquanto no e daí, não ainda – quatro minutos e a chance de chegar a tempo agora é menos que zero mas ele corre e atropela, tardemais, empurra, ouve insultos, porque desse modo pelo menos, né? As buzinas, o provável roubo do rádio do carro e de quem sabe mais o quê, o transtorno imenso de um automóvel abandonado assim na avenida em pleno rush, o ar que queima os pulmões e essa pontada no lado direito da barriga e o fôlego curto uivando seu desespero com lágrimas nos olhos – três minutos, tardemais, e daí? Firma reconhecida, três vias, tá com pressa, animal? Não é isso, desculpe, normalmente sou gentil mas é questão de vida ou morte, ah não me diga? Vida ou morte, só isso? Depois os pedestres espessos vão dizer que ele parecia louco quando atirou a pasta de documentos para o alto e se lançou na frente do ônibus que vinha na pista contrária, a que estava livre, enquanto os papéis caíam feito confete sobre a cena. Faltava um minuto ainda para o cartório fechar mas agora não havia mais dúvida nenhuma.


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.