Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Sobre Palavras

Por Sérgio Rodrigues Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog tira dúvidas dos leitores sobre o português falado no Brasil. Atualizado de segunda a sexta, foge do ranço professoral e persegue o equilíbrio entre o tradicional e o novo.
Continua após publicidade

Por que ‘levar a breca’ não tem crase?

“Oi Sérgio. Se é ‘levado da breca’, por que os dicionários não usam crase na expressão ‘levar a breca’, se breca é palavra feminina?” (Rosélio da Costa Silva) O substantivo “breca”, de uso raro hoje em dia, é mesmo feminino, mas não há crase na locução “levar a breca” por uma razão simples: a palavra […]

Por Sérgio Rodrigues
Atualizado em 31 jul 2020, 02h52 - Publicado em 13 out 2014, 16h46

“Oi Sérgio. Se é ‘levado da breca’, por que os dicionários não usam crase na expressão ‘levar a breca’, se breca é palavra feminina?” (Rosélio da Costa Silva)

O substantivo “breca”, de uso raro hoje em dia, é mesmo feminino, mas não há crase na locução “levar a breca” por uma razão simples: a palavra é objeto direto do verbo levar.

“Levar a breca” é uma expressão muito semelhante – no sentido e no aspecto formal – a “levar a pior”. Se não dizemos, sobre alguém que sofreu um infortúnio, que “fulano levou ao pior”, não faria sentido dizermos que ele “levou à breca”. (Vale ressaltar que esta expressão é um pouco mais enfática do que a outra, assumindo frequentemente o sentido de “morrer”.)

A origem da palavra “breca” é obscura, segundo o Houaiss, mas seus sentidos, todos negativos, são claros: basicamente fúria, aborrecimento, maldade e cãibra. O filólogo Antenor Nascentes atribui à acepção de contração muscular as diversas locuções em que a palavra aparece, mas reconheça-se que os outros sentidos parecem mais condizentes com elas.

Continua após a publicidade

Essas locuções são de uso menos raro do que o substantivo isolado, mas também soam um tanto antiquadas. Além de “levar a breca”, as mais comuns no Brasil são (ou foram um dia) “com a breca!”, uma interjeição de descontentamento, e principalmente “levado da breca”, que quer dizer endiabrado, muito travesso.

*

Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br (favor escrever “Consultório” no campo de assunto).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.