Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Sobre Palavras

Por Sérgio Rodrigues Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Este blog tira dúvidas dos leitores sobre o português falado no Brasil. Atualizado de segunda a sexta, foge do ranço professoral e persegue o equilíbrio entre o tradicional e o novo.
Continua após publicidade

Frankfurt, terra dos francos, e a franqueza de Coelho

O Brasil é o país homenageado na edição 2013 da Feira do Livro de Frankfurt, o principal evento do mercado editorial, que se realiza de 9 a 13 deste mês na grande cidade alemã. A delegação brasileira, porém, terá um desfalque de peso: Paulo Coelho, um dos maiores vendedores de livros do mundo, anunciou ter […]

Por Sérgio Rodrigues
Atualizado em 31 jul 2020, 05h15 - Publicado em 4 out 2013, 17h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (/)

    O Brasil é o país homenageado na edição 2013 da Feira do Livro de Frankfurt, o principal evento do mercado editorial, que se realiza de 9 a 13 deste mês na grande cidade alemã. A delegação brasileira, porém, terá um desfalque de peso: Paulo Coelho, um dos maiores vendedores de livros do mundo, anunciou ter desistido de participar do evento por discordar da lista de escritores escolhidos pelo Ministério da Cultura para representar o país (furo da “Folha” de hoje, aqui). Lamentando a ausência de autores de grande sucesso comercial como Eduardo Spohr e Thalita Rebouças, Coelho afirmou conhecer apenas 20 dos 70 convidados oficiais e sugeriu que os restantes são “amigos de amigos de amigos”.

    Certo ou errado, Paulo Coelho dá à coluna a oportunidade de falar um pouco do curioso nome de batismo da cidade que abriga a Feira do Livro. Conhecida no Brasil apenas por seu nome em alemão, a quinta maior metrópole do país também é chamada de Francoforte em Portugal. Convém esclarecer que não se trata de uma tradução, mas de uma adaptação baseada na sonoridade da palavra. Furt não tem nada a ver com “forte”.

    Fundada no século I pelos romanos, às margens do rio Meno, Frankfurt significa “vau dos francos”, segundo o dicionário Placenames of the World (“Topônimos do Mundo”), de Adrian Room. “Francos” porque era esse o povo germânico que predominava na região – o mesmo povo que, poucos séculos mais tarde, iria conquistar a região da Gália e nomear também a França. E “vau” (furt) porque a cidade foi fundada junto ao ponto mais raso do rio, onde o exército franco conseguia atravessá-lo a pé e a cavalo, assim chamado em português.

    O nome oficial da cidade é Frankfurt am Main, ou Frankfurt do Meno, para diferenciá-la da localidade alemã de mesmo nome na fronteira com a Polônia, às margens do rio Oder (Frankfurt an der Oder). No entanto, como a xará mais famosa é cerca de dez vezes maior, além de ser o grande centro financeiro da Europa continental, basta, na maioria das vezes, chamá-la de Frankfurt mesmo.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.