Está certo chamar o porta-malas de mala?
“Olá, Sérgio. Tenho curiosidade sobre o uso da palavra ‘mala’ para identificar o porta-malas de um veículo. Esse uso ainda não é comum no Rio Grande do Sul, de onde sou, e sempre acho engraçado quando vejo amigos cariocas ou paulistas chamando o compartimento traseiro de um carro de ‘mala’. Como tivemos esta semana um […]
“Olá, Sérgio. Tenho curiosidade sobre o uso da palavra ‘mala’ para identificar o porta-malas de um veículo. Esse uso ainda não é comum no Rio Grande do Sul, de onde sou, e sempre acho engraçado quando vejo amigos cariocas ou paulistas chamando o compartimento traseiro de um carro de ‘mala’. Como tivemos esta semana um trágico evento envolvendo uma mulher transportada numa viatura, vi a palavra em vários sites e resolvi enviar minha pergunta ao seu consultório. Como exemplo do uso, vai a chamada do UOL: ‘Advogado diz que mulher foi colocada na mala porque havia armas no banco’. Muito obrigado!” (Tales Lima)
Variações regionais do tipo que provoca estranhamento em Tales são normais. Entre suas diversas acepções, mala tem também a de sinônimo de porta-malas, isto é, “compartimento, geralmente situado na traseira dos automóveis, destinado a carregar malas ou outros objetos; porta-bagagem” (Houaiss). Aquilo que em Portugal pode ser chamado também de bagageira.
O Houaiss trata mala, neste sentido, como forma reduzida de porta-malas. Pode ser que seja mesmo. No entanto, vale registrar que teria sido possível à palavra assumir o mesmo significado por extensão metafórica. No português lusitano, “mala de porão” – ou simplesmente mala – é sinônimo de baú, ou seja, uma caixa que pode ter dimensões mais avantajadas do que as de uma mala propriamente dita. Como o compartimento de bagagem dos carros.
Diga-se por fim que mala como sinônimo de porta-malas não é um brasileirismo. O dicionário da Academia das Ciências de Lisboa também registra essa acepção.
*
Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br