PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Política com Ciência

Por Sérgio Praça Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A partir do que há de mais novo na Ciência Política, este blog do professor e pesquisador da FGV-RJ analisa as principais notícias da política brasileira. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Os taxistas engomados de Haddad

Há algumas semanas, pesquisadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) entrevistaram o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. A conversa começou com uma pergunta softball do cientista político Eduardo Marques, da USP: “Vamos começar falando sobre mobilidade, e os avanços produzidos nessas áreas, que, a meu ver, concentram-se no binômio transportes-planejamento, com a implantação […]

Por Sérgio Praça Atualizado em 30 jul 2020, 23h41 - Publicado em 19 jan 2016, 15h02

Há algumas semanas, pesquisadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) entrevistaram o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. A conversa começou com uma pergunta softball do cientista político Eduardo Marques, da USP: “Vamos começar falando sobre mobilidade, e os avanços produzidos nessas áreas, que, a meu ver, concentram-se no binômio transportes-planejamento, com a implantação das faixas exclusivas, corredores, assim como a aprovação do novo plano diretor e de outras legislações associadas à regulamentação, além de mudanças na estrutura da própria administração para fazer frente aos desafios da regulação. (…)”

Desafios da regulação? Verdade. O prefeito tem ao menos um imenso desafio, compartilhado por outros prefeitos de capitais: equacionar os serviços do Uber com os taxistas “normais”.

Esse tema, ignorado na entrevista, está se mostrando cada vez mais bizarro. A novidade é que a prefeitura de São Paulo achou por bem elaborar um guia com “orientações sobre as condições de higiene, conforto e segurança no veículo táxi e as condutas e posturas exigidas da profissão”. Algumas das “orientações” podem ser punidas com multa. Nenhum taxista pode, por exemplo, trabalhar de short ou bermuda. Nem de camiseta.

Uma orientação – obviamente inconstitucional – que não resulta em multa é “evitar polêmicas que provoquem estresse no passageiro em virtude de: paixões esportivas, convicções partidárias, fé e cultos religiosos, opções de comportamento pessoal e não tratar de problemas particulares, nem da categoria”.

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/saiba_como_e_e_como_funciona/taxi/index.php?p=209641

Continua após a publicidade

Ou seja: se um taxista quiser discutir questões da cidade comigo – e eventualmente falar (bem ou mal) do prefeito – ele só poderá fazê-lo fora do serviço, de acordo com a orientação da prefeitura.

Mas eu me estresso muito mais com o trânsito do que falando de política, querida prefeitura. Sobretudo quando semáforos não funcionam em dias chuvosos. Como anda essa licitação, hein? Está aí um outro desafio para o transporte que não entrou na pauta amigável dos pesquisadores do Cebrap.

(Entre em contato pelo meu site pessoal, Facebook e Twitter)

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.