Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Política com Ciência

Por Sérgio Praça Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A partir do que há de mais novo na Ciência Política, este blog do professor e pesquisador da FGV-RJ analisa as principais notícias da política brasileira. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Cargos de confiança e a esperteza de Romero Jucá

O novo ministro do Planejamento, Romero Jucá (PMDB), promete reduzir 4 mil cargos comissionados e/ou funções gratificadas do governo federal até o fim de 2016. São coisas distintas. Cargos comissionados (os famosos DAS – cargos de Direção e Assessoramento Superior) podem ser ocupados por qualquer pessoa. São de livre nomeação. Funções gratificadas podem ser obtidas apenas […]

Por Sérgio Praça Atualizado em 5 jun 2024, 02h15 - Publicado em 13 Maio 2016, 18h20

O novo ministro do Planejamento, Romero Jucá (PMDB), promete reduzir 4 mil cargos comissionados e/ou funções gratificadas do governo federal até o fim de 2016. São coisas distintas. Cargos comissionados (os famosos DAS – cargos de Direção e Assessoramento Superior) podem ser ocupados por qualquer pessoa. São de livre nomeação. Funções gratificadas podem ser obtidas apenas por quem já é funcionário público federal.

Jucá é esperto. De acordo com o Portal da Transparência do Governo Federal, mantida pela Controladoria-Geral da União (que mudou de nome ontem), há 22.118 cargos de confiança e mais de 60 mil funções gratificadas.

Cargos de confiança ocupados por filiados a partidos são associados a corrupção. (Mais sobre este assunto aqui.) Fato científico e que está todos os dias na imprensa. Funções gratificadas são apenas bônus salariais. Não implicam novas oportunidades corruptas. Mais do que isso: são concedidos muito mais de acordo com critérios internos à burocracia (por vezes políticos, mas normalmente não) do que com critérios partidários. Embora, é claro, haja de tudo no governo federal.

Assim, Jucá pode facilmente cortar 4 mil funções gratificadas, poupar pouco dinheiro público e ganhar manchetes como “modernizador” do estado. Ou pode cortar 4 mil cargos de confiança e contribuir, de fato, para diminuir a corrupção estatal.

Continua após a publicidade

Vamos ver o que ele fará.

(Entre em contato pelo meu site pessoalFacebook e Twitter)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.