Um tapa na cara do Supremo
O projeto do orçamento secreto é inconstitucional e pode levar a um impasse institucional

O Congresso aprovou um projeto que dá uma transparência bastante opaca para o futuro e mantém a total opacidade no que se refere ao passado.
O esquema do orçamento secreto permite a liberação arbitrária de valores ignorados com critério obscuro por decisão de parlamentares ocultos para benefício de pessoas desconhecidas.
O modelo contraria os princípios constitucionais da publicidade, da impessoalidade, da moralidade e da separação dos Poderes, e facilita a corrupção. É um ataque à República e à democracia.
Como se fosse pouco, o projeto aprovado configura descumprimento de ordem judicial, o que não só é inconstitucional, como é crime. A decisão do Congresso é um tapa na cara do Supremo e pode levar a um impasse institucional.
O Centrão, principal beneficiário, votou inteiro a favor. É claro. O rio corre pro mar.
O MDB, que um dia se chamou Movimento Democrático Brasileiro, votou em massa a favor. “É um partido de moral homogênea” declarou certa vez o deputado Marcito Moreira Alves.
O DEM, que um dia se chamou Democráticos, também votou em massa a favor. A metamorfose está completa: o partido bandeou-se de vez para o lado escuro da Força. E o PSDB já está mais para lá para do que para cá: os deputados que votaram a favor somaram o o dobro dos que votaram a contra.
Vale registrar que nossos senadores tiveram muito mais compostura do que nossos deputados. Enquanto na Câmara foi uma goleada (268 votos a 31), no Senado quase bateu na trave: passou por 34 a 32.
Somando as duas casas, o orçamento secreto teve 302 votos. Diante de tal placar, é impossível não lembrar de que, há muito tempo — muito antes de o PT criar o mensalão e o petrolão, funcionalmente iguais ao orçamento secreto — o então deputado Luís Inácio da Silva declarou que no Congresso Nacional havia “300 picaretas”.
Enfim, resta saber o que a ministra Rosa Weber vai achar de tudo isso.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.