Lula parece que quer eleger Bolsonaro
O discurso de Lula afasta os votos de que precisa e atrai os que já tem

Nas últimas semanas, Jair Bolsonaro tratou o general Joaquim Silva e Luna como pano de chão, fritou-o a não mais poder, e, no fim, demitiu-o de maneira humilhante.
Como se não bastasse Silva e Luna ser um general de quatro estrelas, ele é também ex-ministro da Defesa: o tratamento dispensado a ele por Bolsonaro deixou muita gente nas Forças Armadas incomodada.
Era um excelente momento para Lula demonstrar solidariedade aos militares e tentar se aproximar das Forças Armadas, mostrando que elas não têm motivo para temê-lo.
E o que faz Lula?
Faz um discurso para sindicalistas e promete demitir 8 mil militares da máquina estatal.
Ainda que seja mesmo necessário demitir muitos militares do governo (principalmente os da ativa), o que Lula ganha em hostilizar militares neste momento?
Com a diferença entre Lula e Bolsonaro caindo, o petista precisa acenar ao centro e até à centro-direita civilizada. Mas Lula quase que só se encontra com a esquerda, e, quando a encontra, faz um discurso incendiário (prometendo quebrar teto de gastos, revogar reformas, interferir na Petrobras), que é gravado e veiculado nas redes. Nas raras vezes em que há contatos com outros setores, ou é em pequenos grupos a portas fechadas, ou é por meio de emissários (que, como se sabe, estão longe de representar efetivamente o chefe).
Ora, os votos da esquerda, Lula já tem. Se o petista explicar desde já a importância estratégica de defender a democracia, a nação petista pode entender ou não, mas vai continuar votando nele, porque não tem alternativa. Não há de votar no PCO ou no PSTU.
São os votos do centro e da centro-direita que Lula tem que atrair. E dificilmente os atrairá com um discurso incendiário e promessas vagas, que ninguém vê, de moderação ou com emissários.
A aposta de Lula é mobilizar a militância aguerrida agora e conquistar os votos ao centro mais tarde.
Pode ser tarde demais.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.