Braga Netto dá um tapa na cara da sociedade brasileira
Ao emitir uma ordem do dia mentirosa do início ao fim, o general mostra que é o vice perfeito para Bolsonaro

Todo ano, no dia 31 de março, o ministro da Defesa solta uma ordem do dia que é um tapa na cara da de todos os brasileiros. A de hoje é bem pior do que a média.
A nota diz que foi um período de “estabilização, de segurança, de crescimento econômico e de amadurecimento político”. É mentira. Foi um período de turbulência, de violência arbitrária e de gestão econômica irresponsável, que levou a recessão, explosão da dívida externa e hiperinflação. Falar em amadurecimento político em uma ditadura é ridículo.
A nota diz que houve um fortalecimento da democracia. É mentira. A democracia, por óbvio, é sempre assassinada pelas ditaduras.
Diz que houve um “legado de paz, de liberdade e de democracia”. É mentira. A insistência em falar em liberdade e democracia só demonstra, mais uma vez, que elas não existiam. Quanto à paz, só se for a paz dos cemitérios.
Diz que houve “compromisso com a lei, com a estabilidade institucional e com a vontade popular”. É mentira. O regime de 1964 foi ilegal e criminoso, e não existe estabilidade com um regime que baixa 17 atos institucionais e fecha o Congresso. E se houvesse compromisso com a vontade popular, haveria eleições.
Diz que o regime observou “o regramento constitucional”. É mentira. A ditadura rasgou a Constituição de 1946 e criou uma Constituição espúria. Ao praticar a tortura e baixar atos institucionais, não respeitou nem a própria Constituição que criou.
A ordem do dia de Braga Netto é asquerosa.
Jair Bolsonaro, como se sabe, é a favor de censura, perseguições, fuzilamentos sumários e tortura. Com sua nota, o general Walter Braga Netto demonstra que é mesmo a pessoa perfeita para ser seu companheiro de chapa.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)