André Mendonça: saber notável, reputação notória
O dilema dos senadores: o que é pior, aprovar o candidato de Bolsonaro ou vetá-lo?

Os requisitos para que alguém seja nomeado para o Supremo Tribunal Federal é que tenha “notável saber jurídico” e “reputação ilibada”. Ninguém discute que o saber jurídico de André Mendonça é notável. Quanto à sua reputação, bem… aí a porca torce um pouco o rabo.
Nos cargos de Advogado-Geral da União e ministro da Justiça, André Mendonça misturou o público com o privado, atuou como advogado particular do presidente e perseguiu críticos de seu chefe, recorrendo à Lei de Segurança Nacional para censurar até jornalistas e advogados (profissões cuja própria natureza é exercer a crítica).
O histórico de André Mendonça é de subserviência ao presidente da República. É provável que essa subserviência venha a se manter no STF, influenciando, de maneira espúria, as decisões do novo ministro. Aliás, há precedente: é exatamente assim com o ministro bolsonarista Kassio Marques.
Apesar de não deter a isenção e a respeitabilidade necessárias para o cargo, muitos senadores bem-intencionados votarão a favor da indicação. O medo é que o Senado tenha que escolher, no ano que vem, entre um candidato ainda pior — ninguém imagina que Bolsonaro vá mandar um nome que preste — e deixar o STF com apenas 10 ministros até 2023.
Mas o risco permanece: não dá para confiar que Mendonça será um ministro isento e autônomo.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.