VICHY ESTÁ ASSANHADA
À esquerda, Fábio Köder faz diretor de Redação da Folha pedir desculpas; à direita, vê-se Maria Derrocta, a chefe da República de Vichy petista… Ai, meu Jesus Cristinho (by Manuel Bandeira). Não! Eu não fui convidado para voltar a trabalhar na Folha de S. Paulo. Também não me ofereci para voltar a trabalhar na Folha […]
À esquerda, Fábio Köder faz diretor de Redação da Folha pedir desculpas; à direita, vê-se Maria Derrocta, a chefe da República de Vichy petista…
Tudo por quê? Porque andei dando uns tabefes em Maria Derrocta Malevides e Fábio Köder Incomparável? Mas eu discordo dessa gente há muito tempo. E me irrito com eles porque inspiram em mim os trocadilhos mais primitivos. Perto disso, a ditabranda é mole…
Será a primeira vez que lhes lastimo a vocação autoritária? Viram o que Incomparável sugeriu que o diretor de redação do Folha faça? Que se ajoelhe em praça pública para pedir perdão! É a Madame Mao da Revolução Cultural Petista.
Os blogs oficiais, liderados pelo caloteiro de serviços, estão convocando uma concentração em frente à Folha para protestar contra o termo “ditabranda”. Também pretendem que o protesto seja um desagravo à musa supostamente ofendida. Não sei se conseguirão realizar o tal ato. Se não conseguirem, um dia conseguirão porque a vocação dos tontons-maCUTs é esta mesmo: ganhar no grito, intimidar, silenciar já nem digo a divergência, mas a tentativa de pluralidade. E olhem que a Folha reúne boa parte da nata do pensamento politicamente correto da imprensa brasileira. Se bem que faz sentido: os valentes reivindicam o controle total do jornal. Não querem saber de pessimistas sombrios por lá…
ESFORÇAM-SE PARA QUE O JORNAL SE PENITENCIE E, DIGAMOS, OPTE NESTES DIAS POR UM PROGRESSISMO DESENFREADO PARA ANULAR A SUPOSTA MÁ IMPRESSÃO DEIXADA COM O TERMO “DITABRANDA”. É evidente que a esmagadora maioria dos leitores do jornal não dá a menor pelota para o assunto. Reclamações para o ombudsman não contam: as patrulhas organizadas já conhecem o caminho das pedras. E ganham para aparelhar até o Painel do Leitor…
E, claro, já existe o abaixo-assinado, conforme o previsto. E, também conforme o previsto, ele é encabeçado por Antonio Candido, que assina até guardanapo de restaurante se lhe disserem que é em defesa da esquerda.
A República de Vichy, como Diogo Mainardi classificou essa gente, está toda assanhada. E Maria Derrocta Malevides é o seu Pétain.