VEJA 2 – Diogo: Teixeira, o flanelinha dos ares
Lula decretou o fim do Caso Varig. E, no entanto, ele continua. Seguem trechos da coluna de Diogo Mainardi:*22 de agosto de 2006. Lula está no Palácio do Planalto. Agenda do dia:12:30 Lakshmi Mittal15:30 Senadora Chikage Oogi16:00 Conselho Brasil x Japão Dá para encaixar um encontro com Roberto Teixeira? Dá. Sempre dá. Roberto Teixeira foi […]
Lula decretou o fim do Caso Varig. E, no entanto, ele continua. Seguem trechos da coluna de Diogo Mainardi:
*
22 de agosto de 2006. Lula está no Palácio do Planalto. Agenda do dia:
12:30 Lakshmi Mittal
15:30 Senadora Chikage Oogi
16:00 Conselho Brasil x Japão
Dá para encaixar um encontro com Roberto Teixeira? Dá. Sempre dá. Roberto Teixeira foi recebido por Lula. Segundo ele, tratou-se de uma mera visita de cortesia. Nada a ver com seu trabalho para a Varig. Nesse caso, porém, por que é que a Varig teria pago as suas despesas da viagem a Brasília? Foi o que eu perguntei a Roberto Teixeira, por meio de sua assessoria de imprensa. Ele respondeu candidamente que “aproveitava as idas aos tribunais e passava no Planalto”. Isto mesmo: a Varig pode ter bancado seu encontro com Lula, mas o propósito da viagem era outro.
Denise Abreu, no dia de seu depoimento, entregou ao Senado Federal uma mala abarrotada de documentos. (…) Em 10 de agosto, a Anac decidiu cancelar os “hotrans” e os “slots” da Varig. No dia seguinte, esse cancelamento foi comunicado oficialmente a Cristiano Martins, genro de Roberto Teixeira.
(…)
“Hotrans” e “slots” correspondem às vagas nos aeroportos. Roberto Teixeira brigou pela posse dessas vagas, como um flanelinha dos ares. Em 16 de agosto, Cristiano Martins remeteu à Anac o plano de negócios da empresa, que incluía “hotrans” e “slots”. Em 17 de agosto, Valeska Teixeira protocolou na Anac um pedido de registro da companhia.
Nesse período, ocorreu aquilo que, na diretoria da Anac, se tornou conhecido como Dia do Bife: um encontro de mais de oito horas, no Palácio do Planalto, coordenado pela secretária executiva de Dilma Rousseff, Erenice Guerra. Ela pressionou para que a Anac concedesse imediatamente um certificado homologando a Varig. O coronel Jorge Velozo usou a imagem do cozimento de um bife para ilustrar a impossibilidade de queimar etapas a fim de acelerar o processo. Longe do microfone, o coronel Jorge Velozo confirma os detalhes intimidatórios do Dia do Bife. Eu testemunhei isso. Perto do microfone, ele é muito mais acanhado.
(…)
Para saber como termina esta coluna, que prova que o Caso Varig continua, clique aqui