Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Vai, Alckmin, mas vai logo!

Leiam estas declarações: “[Geraldo Alckmin] será o candidato a prefeito se ele decidir ser. Se ele decidir, o PSDB vai seguramente apoiá-lo”Senador Sérgio Guerra (PE) presidente nacional do PSDB “O Alckmin só não sairá candidato se não quiser. Ele é o candidato do PSDB”Deputado federal Mendes Thame (SP), presidente estadual do PSDB“Se Alckmin decidir ser […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 19h52 - Publicado em 15 fev 2008, 19h08
Leiam estas declarações:

“[Geraldo Alckmin] será o candidato a prefeito se ele decidir ser. Se ele decidir, o PSDB vai seguramente apoiá-lo”Senador Sérgio Guerra (PE) presidente nacional do PSDB

“O Alckmin só não sairá candidato se não quiser. Ele é o candidato do PSDB”
Deputado federal Mendes Thame (SP), presidente estadual do PSDB

“Se Alckmin decidir ser candidato, ele será”
Governador José Serra

Comento
A única notícia que há acima é a ausência de notícia. Sempre foi assim. Foi o que Serra e os chamados “serristas” disseram o tempo todo. O busílis sempre foi outro: entre o “querer” e o “não querer”, há uma leitura da política, estratégias diversas, a questão da união local com o DEM, com desdobramentos que são nacionais. Alckmin está em outra. O jornalismo político se diverte com a sua aliança branca com Aécio Neves: o “antilulista” Alckmin junto com o mais “lulista” dos tucanos. Então tá.

Como observador da política e mesmo como quem ganha seu salário escrevendo a respeito do assunto — E NÃO PARTICIPANDO DELE —, confesso que essa história já me enjoou. Até porque já vi esse filme antes.

Acho que Alckmin será, sim, candidato.

A exemplo de 2006, parte do charme de sua candidatura deriva da suposição de que ela desagrade a Serra e aliados. O ex-governador vira notícia usando o outro como escada. Definido como candidato, torna-se corriqueiro de novo.

Quando Alckmin pode se comportar como a “pimentinha” na sopa de Serra, dão-lhe espaço. Aí ele vence a batalha interna, e a mídia volta a tratá-lo como chuchu. Alguma novidade nisso?

Continua após a publicidade

Vai ser candidato, sim. E espero que o excelente prefeito Gilberto Kassab, do DEM, também seja. E que o seja para tentar vencer, não para marcar posição. Digo a céu aberto: se não der, será mesmo uma pena para São Paulo, a cidade onde moro, e para os que aqui vivem.

Vou mais longe. Acredito que, agora, ALCKMIN TEM DE SER CANDIDATO. Caso viesse a desistir do pleito, é evidente que seu grupo não trabalharia por Kassab. Uma eventual vitória da petista Marta Suplicy seria atribuída a supostas dificuldades impostas por Serra para tornar viável um candidato tucano.

Vai, Alckmin, mas vai logo!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.