Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Uma frase do Carvalho

O PT inventou a corrupção? Na página 49 do livro “Máximas de Um País Mínimo”, escrevo:“O PT não inventou a corrupção, ele apenas a desmoralizou”.Sim, essa frase é minha faz muito tempo. Não me importo que seja citada por muitos colunistas e cronistas, às vezes mudando-se o sujeito, sem atribuição de autoria… Há uma mais […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 06h59 - Publicado em 28 jan 2013, 17h01

O PT inventou a corrupção? Na página 49 do livro “Máximas de Um País Mínimo”, escrevo:“O PT não inventou a corrupção, ele apenas a desmoralizou”.Sim, essa frase é minha faz muito tempo. Não me importo que seja citada por muitos colunistas e cronistas, às vezes mudando-se o sujeito, sem atribuição de autoria…

Há uma mais antiga do que essa, que vocês encontram em vários textos deste blog se recorrerem ao arquivo: “O PT não inventou a corrupção, mas foi o único partido a transformá-la numa categoria de pensamento”. Há uma variante: “O PT não inventou a corrupção, mas fez dela um sistema”. Ou ainda: “O PT não inventou a corrupção, mas fez dela um ato de resistência.

Muito bem. Leio na Folha que Carvalho esteve num evento de prefeitos petistas e disse a seguinte pérola:
“Não podemos aceitar a pecha de que o PT foi quem inventou a boquinha”.

Alguém disse, por acaso, alguma vez que o partido de Carvalho inventou a corrupção? Ora… Ainda que muitos já tivessem praticado antes os crimes pelos quais petistas foram condenados no STF, isso os exime de culpa? Cumpre notar, no entanto, que a cadeia de ilegalidades do mensalão, com o propósito de golpear o estado e a democracia, foi, sim, coisa inédita. Golpes de estado já tinham sido tentados e efetivamente dados antes; corruptos já haviam assaltado os cofres públicos. A junção das duas coisas, e com aquele desassombro, ah, nesse caso, os petistas merecem o reconhecimento: era mesmo obra inédita. Nunca ninguém tinha testado antes a viabilidade de um golpe sem tanques, só com os cofres.

Continua após a publicidade

Que gente notável. A cada vez que decidem exaltar as qualidades do partido à frente do governo, temos de ouvir os petistas repetir aquele insuportável e geralmente mentiroso bordão: “Nunca antes na história destepaiz…” Quando o partido é flagrado metendo a mão no dinheiro público, vêm essas afirmações do Carvalho: “Como sempre na história destepaiz…”

O PT também não inventou a ética de ocasião. É apenas o seu mais fiel usuário.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.