Uma aula de Massinha II para o ministrinho…
Guilherme Cassel, ministrinho do Desenvolvimento Agrário, afirmou não dispor de provas, coitadinho!, de que as entidades que recebem bufunfa da sua pasta são, na verdade, fachadas legais do legalmente inexistente MST. É que ele é ingênuo, ainda está no Jardim da Infância da sagacidade. No último post desta madrugada, eu lhe ministrei o curso “Massinha […]
Vocês se lembram que a lojinha virtual do MST fornece uma conta do Banco do Brasil para quem comprar camisetas e chaveiros, não? É uma forma de colaborar com Jaime Amorim, aquele rapaz que não se constrange em defender que seu movimento atue como tribunal, juiz e executor de penas capitais. Pois bem.
Fiz um depósito simbólico na conta 4.344-3, agência 1531-8, do Banco do Brasil. E quem aparece como favorecido? Acertou quem chutou a “Anca”. Sim, a Associação Nacional de Cooperação Agrícola. Só o ministro não sabe. Estou com o comprovante aqui em mãos. Quer uma cópia, Cassel?
Mais uma evidência? Pois não. Na aula “Massinha I”, vimos que os domínios “anca.org.br” e “MST.org.br” estão registrados em nome de um tal Cepatec — Centro de Formação e Pesquisa Contestado. Com a colaboração do leitor Ernesto Heredia Dias, ficamos sabendo que essa entidade recebeu, em 2008, R$ 651.568,42 justamente do Ministério do Desenvolvimento Agrário, como se pode verificar clicando aqui. E, no caso, trata-se de uma entidade com CNPJ: 78497211000179.
Como costumo dizer, não tenho faro para jornalismo investigativo. Os meus detratores têm razão quando torcem o nariz para dizer: “Ih, esse aí não faz reportagem”. É verdade. Minha inclinação é investigar advérbios e termos de apoio. E eventualmente a paternidade de algumas idéias influentes. De vez em quando, desconfio de brasileiros que se apresentam como vítimas-clichês e da fala de ministros da Justiça e de pugilistas cubanos. Mas reparem como é fácil, mesmo para um não-especialista em investigação, provar que entidades que recebem farto financiamento oficial são, de fato, fachadas do MST. Aquele movimento, vocês sabem, que se comporta como tribunal, juiz e executor de penas capitais.