Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Um e-mail de um amigo

Um amigo bem mais inteligente do que eu — e, por isso, quando ele fala, eu presto atenção — me manda o seguinte e-mail:Vc tem certeza de que Obama é frouxo no combate ao terrorismo internacional? Eu, não. Sabe, nesse quesito, eu não me preocupo o mínimo. Qualquer um que senta naquela cadeira faz a […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 20h00 - Publicado em 8 jan 2008, 19h21
Um amigo bem mais inteligente do que eu — e, por isso, quando ele fala, eu presto atenção — me manda o seguinte e-mail:

Vc tem certeza de que Obama é frouxo no combate ao terrorismo internacional? Eu, não. Sabe, nesse quesito, eu não me preocupo o mínimo. Qualquer um que senta naquela cadeira faz a coisa certa quando o assunto é terrorismo. Talvez a única exceção tenha sido Carter, a quem podemos debitar a revolução iraniana, a revolução na Nicarágua etc e tal…Vc, que é mais talentoso do que eu, muito mais, me diga: ele tem falado muita besteira sobre a guerra? No mais, acho que ele é uma novidade enorme. No fundo, torço por ele…Como candidato democrata. Acho que os oponentes perfeitos seriam McCain e Obama. Obama é pró-mercado, capitalista até a alma. Não é um esquerdinha (aliás, quem o é lá nos EUA?).

Há uma informação falsa no texto acima: este meu amigo é muito mais talentoso do que eu — e, claro, não direi quem é porque é correspondência privada, hehe. Mas é dos melhores, fiquem certos. Não tenho como saber, claro, se Obama é frouxo no combate ao terrorismo. Como digo num post abaixo, “é evidente que, se eleito, Barack Obama vai fazer uma política que, no geral, atenderá aos interesses dos Estados Unidos — ou não chega ao fim de seu mandato, por bem ou por mal.” Mas, como lembra meu amigo, os EUA já elegeram Jimmy Carter, devidamente punido pelos eleitores com uma humilhante derrota eleitoral — e aí está uma das qualidades da democracia. Respondo que Obama é, até agora, genérico demais para a gente saber o que ele pensa.

Esse meu amigo escreve com sutileza. É uma característica sua. Quando diz: “No fundo, torço por ele… Como candidato democrata. Acho que os oponentes perfeitos seriam McCain e Obama”, acho que está expressando a sua predileção por McCain e afirmando que Obama é o melhor adversário entre os democratas possíveis — a outra é Hillary. Como sabem, tendo a concordar com isso, embora eu tema um pouco um Obama eventualmente tangido pela vitória sobre Hillary contra um McCain incapaz de dizer meias-verdades apenas para agradar. Giuliani tem mais ginga e finge com mais facilidade, se é que me entendem…

Também acho que Obama é “pró-mercado e capitalista até a alma”. Até o nosso Lula seria se fosse capaz de formular alguma coisa conceitualmente. Minha restrição não é essa, não. O meu temor, amigão, está nos sentimentos que a candidatura Obama mobiliza nos EUA e alhures.


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.