TIO REI SENTE VIBRAÇÕES NA SOLA DOS PÉS
(leia primeiro o post ACIMA)Como vocês sabem, já tem índio reivindicando pedaços em regiões centrais de Niterói. Em breve, cobrarão também alguns trechos da Avenida Paulista ou da Vieira Souto. Estão certos, né? Era tudo deles mesmo, não é? Corrijo: tudo nosso!!! Sempre que vejo esses índios seminus, lembro-me da Carta de Caminha — “ […]
Como vocês sabem, já tem índio reivindicando pedaços em regiões centrais de Niterói. Em breve, cobrarão também alguns trechos da Avenida Paulista ou da Vieira Souto. Estão certos, né? Era tudo deles mesmo, não é? Corrijo: tudo nosso!!!
Sempre que vejo esses índios seminus, lembro-me da Carta de Caminha — “ (…) andam nus sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhum cousa cobrir nem mostrar suas vergonhas, e estão acerca disso com tanta naturalidade como têm em mostrar o rosto”. Os penachos, colares e enfeites têm, é inegável, um toque telúrico.
Já contei aqui, e ninguém acredita por causa da minha brancura, mas é verdade, posso provar: Tio Rei é indiodescendente. E não faz tempo. Um bisavô meu era um nativo legítimo, lá do Mato Grosso, aquela coisa típica: o Azevedo (e há um segundo sobrenome, que não conto…) é da família que o adotou. Aí entraram italianos e franceses na mistura, todos melados, e fiquei desta cor: quase transparente. Mas basta que eu tome dois dias de sol, e começa a aparecer a tez amorenada. Era dar uma briga lá em casa, minha mãe, italiana e politicamente incorreta, não tinha dúvida: “Só podia ser bugre mesmo!”. Olhem que coisa feia!
Mas volto. Esqueci de dizer. No terceiro dia de sol, começo a sentir vibrações estranhas na sola dos pés. É a Mãe Terra tentando se comunicar comigo, sabem? Preservei esse sétimo sentido. O sexto é a capacidade de falar com o Espírito da Floresta. Eu e Marina Silva. Por que quem usa um laptop e um celular não pode trajar roupa de “branco” — é correto dizer “roupa de branco”?
Todo o debate sobre a presença de brancos em terras indígenas está pautado na suposta descaracterização da cultura dos meus primos. É verdade, como se vê. Eles podem conviver com Bill Gates, mas não com os Silvas, os Santos e os Oliveiras. Tio Rei exige a praia de Camburi, em São Sebatião, só pra ele e sua tribo.