PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Sem-terra invadem sede da Petrobrás no Rio

Por Kelly Lima, Nicola Pamplona e Roldão Arruda, no Estadão:Portando faixas com os dizeres “o petróleo é nosso” e espalhando adesivos do Movimento dos Sem-Terra (MST) pelas paredes, cerca de 150 pessoas ocuparam ontem o salão de entrada do edifício-sede da Petrobrás, no Rio. Protestavam contra a realização da 10ª Rodada de Licitações de áreas […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 20h42 - Publicado em 18 dez 2008, 05h17
Por Kelly Lima, Nicola Pamplona e Roldão Arruda, no Estadão:
Portando faixas com os dizeres “o petróleo é nosso” e espalhando adesivos do Movimento dos Sem-Terra (MST) pelas paredes, cerca de 150 pessoas ocuparam ontem o salão de entrada do edifício-sede da Petrobrás, no Rio. Protestavam contra a realização da 10ª Rodada de Licitações de áreas exploratórias de petróleo e gás natural, que deve ser realizada a partir de hoje pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Os manifestantes, vestindo camisetas vermelhas, passaram o dia no local, anunciando que montariam uma vigília no local, só devendo sair após o cancelamento da rodada. No início da noite, porém, o juiz Leonardo de Castro Gomes, da 17ª Vara Cível do Rio, determinou que deixassem o edifício, pois estavam atrapalhando as atividades da estatal. Eles saíram pacificamente.
Segundo o diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Francisco Soriano, o objetivo principal do ato seria proteger as riquezas brasileiras: “O governo já entregou muito de nossas reservas para estrangeiros a preço de banana.”
O ato teve o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do MST, sindicatos, entidades estudantis e outras organizações que integram a chamada campanha O Petróleo Tem Que Ser Nosso.
A direção da Petrobrás não recebeu os manifestantes e observou que a responsabilidade pelo leilão cabe à ANP. Para garantir o acesso dos funcionários à sede, a direção desviou o tráfego para os elevadores ao fundo do prédio. Ao mesmo tempo, policiais militares foram chamados para impedir a invasão de outras áreas do edifício.
Assinante lê mais aqui
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.