Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

SARNEY, O ACADÊMICO DA CAMISETA, CELEBRA A ETIMOLOGIA

“As explicações do meu neto, pessoa extremamente qualificada com mestrado na Sorbonne e doutorado em Havard, são suficientes para mostrar a verdadeira face de uma campanha midiática para atingir-me na qual não excluo a minha posição política, nunca ocultada, de apoio ao presidente Lula e seu governo”. A fala acima é do presidente do Senado, […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 17h23 - Publicado em 25 jun 2009, 18h23

“As explicações do meu neto, pessoa extremamente qualificada com mestrado na Sorbonne e doutorado em Havard, são suficientes para mostrar a verdadeira face de uma campanha midiática para atingir-me na qual não excluo a minha posição política, nunca ocultada, de apoio ao presidente Lula e seu governo”.

A fala acima é do presidente do Senado, José Sarney, misturando, em trecho tão curto, alguns séculos de desmandos que tão bem caracterizam o Brasil, ora reciclados pelo lulo-petismo.

Se vocês não sabem, o neto do valente criou uma “empresa” para intermediar empréstimo consignado para funcionários do Senado. Neste tão vasto Brasil, aconteceu de a pessoa mais qualificada para fazê-lo ser justamente o… neto de Sarney. A palavra “nepotismo” deriva de “nepos”, no latim, que designa “neto”, mas também “sobrinho” — na verdade, toda a “parentaiada”. No italiano, “nipote” designa “neta” ou “neto”. A palavra entrou na nossa língua por intermédio do francês “népotisme”. Assim, em matéria de “nepotismo”, Sarney não faz por menos e inclui o neto mesmo.

Tá certo! Um acadêmico tem de respeitar a etimologia, não é mesmo? Seu fardão tem de ser aquela camiseta do Lobão.

Como se vê, a tese da “conspiração da mídia” agora está sendo usada também pela base aliada. Como Lula afirmou que Sarney não é um homem comum — e, convenham, é um avô incomuníssimo —, o velho oligarca aproveita o braço que lhe foi estendido pelo novo oligarca e busca se salvar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.