Renan: “Conheço muitas pessoas envolvidas”
Por Gabriela Guerreiro, na Folha On Line: O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu hoje a Operação Navalha deflagrada pela Polícia Federal apesar de admitir que conhece parte dos envolvidos. Renan disse, no entanto, não ter conhecimento de possíveis fraudes em licitações no Estado de Alagoas que teriam sido promovidas pelos presos na operação […]
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu hoje a Operação Navalha deflagrada pela Polícia Federal apesar de admitir que conhece parte dos envolvidos. Renan disse, no entanto, não ter conhecimento de possíveis fraudes em licitações no Estado de Alagoas que teriam sido promovidas pelos presos na operação da PF.
“Eu conheço muitas das pessoas envolvidas, não conheço essas práticas. Mas não conheço nenhum aspecto dela [Operação Navalha]. O importante é que se investigue, esclareça. As operações são rotineiras”, minimizou Renan.
O senador disse que conhece Zuleido Soares Veras, dono da empresa Gautama, apontada como coordenadora do esquema de fraudes nos Estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Maranhão, São Paulo e no Distrito Federal.
Renan disse não acreditar que o governador Teotônio Vilela Filho (Alagoas) tenha conhecimento das irregularidades apontadas pela PF no Estado — ou esteja envolvido em qualquer fraude desmontada na operação. “O Teotônio afastou pessoas, não conhece aspectos da investigação. Ele também quer saber o que houve. Acho que não importa se tem alguém de Alagoas. O governador é uma pessoa absolutamente correta”, disse Renan.
O senador saiu em defesa dos recursos liberados para Alagoas no passado, apesar das irregularidades apontadas pela PF. “Defendemos todos os investimentos que foram para Alagoas a pedido do governador do Estado”, disse.