Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

QUE VANNUCHI NÃO FIQUE POR FALTA DE ADEUS!

Em entrevista publicada na Folha de hoje, Paulo Vannuchi, secretário de Direitos Humanos, ameaça pedir demissão se houver mudanças significativas no texto-bomba. O jornal, que traz um bom editorial sobre o imbróglio, fabricou um título de manchete que pretende mais chocar do que informar: “Vannuchi ameaça demissão se plano punir torturados”. Comecemos do básico: em […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 16h07 - Publicado em 10 jan 2010, 07h01

Em entrevista publicada na Folha de hoje, Paulo Vannuchi, secretário de Direitos Humanos, ameaça pedir demissão se houver mudanças significativas no texto-bomba. O jornal, que traz um bom editorial sobre o imbróglio, fabricou um título de manchete que pretende mais chocar do que informar: “Vannuchi ameaça demissão se plano punir torturados”.

Comecemos do básico: em nenhum momento da entrevista publicada ele fala que o plano pode “punir torturados” ou que isso seja uma possibilidade. Imaginem se essa seria uma alternativa… Trata-se de um óbvio absurdo. O que tinha sido negociado pessoalmente por Nelson Jobim com os militares é que a tal comissão investigaria crimes cometidos de ambos os lados – também pelos terroristas. Transformar essa escolha em “punir torturados” é mais do que licença da manchete: É UMA INVERDADE.

Lendo o texto, fica claro que ele diz não aceitar – sei o sentido da palavra “irrevogável” no PT… – uma mudança que desfigure a sua “grande obra”. Mas nem ele falou que há gente exigindo “punição de torturados”. O título escolhe a formulação escandalosa e ignora o fato.

Lê-se no texto: “Ele condena a tentativa de colocarem no mesmo nível torturadores e torturados. Uns agiram ilegalmente, com respaldo do Estado, os outros já foram julgados, presos, desaparecidos e mortos, comparou o secretário, citando o próprio presidente Lula, que foi julgado e condenado a três anos (pena depois revista) por liderar greves no ABC.”
Duas coisas:
1 – é mentira que todas as pessoas envolvidas com atos terroristas tenham sido punidas;
2 – anistia não é julgamento nem atestado de inocência; anistia é acordo de natureza política. Ademais, se for para colocar os atores certos na cena certa, estamos falando de “torturadores” e “terroristas”. Ou de ex-torturadores e de ex-terroristas – como o próprio Vannuchi. Ou terei de lembrar aqui a Cartilha do Terrorismo da ALN, de que ele era um seguidor?

Continua após a publicidade

Fiel a seu patético momento, como diria a poeta, ele não economiza: “Vannuchi aposta que Lula tentará uma opção intermediária: ‘O presidente Lula é construtor de caminhos de meio termo. Mas, se não for possível, não posso ficar. Vou optar pelo caminho da Dona Lindu [mãe de Lula]: sempre de cabeça erguida’, disse.”

Apelar a “Maria” de mentirinha para ser afagado pelo “Cristo” da pantomima hagiográfica? Aí meu estômago me impede de comentar. Quando a vergonha deixa de ser a última fronteira, já não resta mais nada.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.