Petrobras confirma mais 4 bilhões de barris na Bacia de Santos
No Estadão On Line. Comento depois:A Petrobras confirmou na tarde desta quarta-feira, 10, a existência de óleo leve na camada pré-sal da Bacia de Santos, no campo de Iara – localiza-se ao norte de Tupi, a cerca de 230 km do litoral da cidade do Rio de Janeiro, em lâmina d’água de 2.230 metros. A […]
A Petrobras confirmou na tarde desta quarta-feira, 10, a existência de óleo leve na camada pré-sal da Bacia de Santos, no campo de Iara – localiza-se ao norte de Tupi, a cerca de 230 km do litoral da cidade do Rio de Janeiro, em lâmina d’água de 2.230 metros. A estimativa de produção é de até 4 bilhões de barris de petróleo e gás – um terço das reservas totais de petróleo do País, em 12,2 bilhões de barris. Óleo leve é o tipo de petróleo com qualidade melhor, que exige um processo de refino mais simples.
Á área é explorada pelo consórcio formado por Petrobras (65%), BG Group (25%) e Galp Energia (10%), dentro do bloco BM-S-11, em águas ultraprofundas da Bacia de Santos. “Quando do anúncio da descoberta de óleo leve em 07 de agosto de 2008 em Iara, o poço ainda encontrava-se em perfuração na busca de objetivos mais profundos”, explica a nota da Petrobras.
No caso de Tupi – poço BRSA-369A-RJS (1-RJS-628A) -, a estimativa de volume recuperável é entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural. Ou seja, o total a ser explorado em Tupi e Iara equivale às reservas provadas no País.
Segundo a empresa, “a qualidade e a espessura porosa dos reservatórios portadores de óleo revelaram-se melhores que as expectativas iniciais”. Ainda de acordo com o fato relevante, a descoberta foi comunicada hoje à Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Iara é o oitavo prospecto (área com potencial petrolífero) confirmado na área do pré-sal da Bacia de Santos – nos últimos meses, além de Tupi, a empresa anunciou descobertas nos prospectos Guará, Júpiter, Bem-Te-Vi, Parati, Caramba e Carioca. Atualmente, a companhia mantém perfurações em Guará e Júpiter, para avaliar as descobertas.
Comento
Pô, claro que estou feliz. Depois vou fazer as contas. Eu tenho um caderninho aqui. Vou somar mais estes bilhões de barris. Acho que já superamos as reservas da Arábia Saudita…