Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Pesquisas, bobagens, ascensão e queda

Pronto. Confirmado. Segundo o Datafolha, Lula, do PT, tem 57% das intenções de votos, contra 51% no dia 11 e 50% no dia 6. O tucano Geraldo Alckmin está com 38%, contra 40% na pesquisa anterior e 43% no dia 6. No que diz respeito aos votos válidos, Lula avançou de 54% para 56% e […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 23h06 - Publicado em 17 out 2006, 21h55
Pronto. Confirmado. Segundo o Datafolha, Lula, do PT, tem 57% das intenções de votos, contra 51% no dia 11 e 50% no dia 6. O tucano Geraldo Alckmin está com 38%, contra 40% na pesquisa anterior e 43% no dia 6. No que diz respeito aos votos válidos, Lula avançou de 54% para 56% e 60%. Alckmin regrediu de 46% para 44% e, agora, 40%. Eu vou reiterar: é uma burrice, uma tolice, uma manifestação de ignorância atacar o Datafolha. Assim como veto petralhas, também vou vetar a agressão gratuita a gente séria. Se a pesquisa estiver errada, o que não creio, trata-se de um erro não doloso. Basta ver o histórico do Datafolha: mais acertou do que errou. Deixem para os petralhas o hábito de atacar a honra de pessoas honestas.

Eu já lhe disse: a fonte que mais consulto é a lógica. Esse resultado é compatível com o andamento da campanha. Enquanto escrevo, vejo a campanha de Alckmin. A primeira parte dela seria boa para elegê-lo prefeito, com seus restaurantes bom prato. Agora muda o tom: vem a crítica, feita por um locutor. E Lula é confrontado com suas incoerências e inverdades. Por que só agora? É uma campanha que vive em permanente descompasso com a realidade.

Encerrado o horário de Alckmin, entra o de Lula. Sem indicar na TV o nome da coligação, o que é ilegal, acusam os tucanos de terem privatizado o “patrimônio do povo”. Depois das mentiras contadas pelo PT sobre a privatização da Petrobrás, do Banco do Brasil etc, hoje era o dia de a campanha de Alckmin ter entrado, sim, no mérito das privatizações, mostrando o bem que elas fizeram ao Brasil, evidenciando que Lula, ao se opor à privatização da Telebrás, defendia telefone para os ricos. Em vez disso, o PSDB e Alckmin ficaram numa ridícula posição defensiva, refém da agenda do petismo, assinando documentos para atrair o… PDT!!!

Não! Não há nada de errado com o Datafolha. As urnas refletem, de um lado, o mau-caratismo de quem não tem receio de mentir, de trapacear, de recorrer aos métodos os mais escusos; de outro, a falta de clareza e de sintonia com o debate político. Quem não quer Lula — e eu não quero — tem de começar a reconhecer os erros dos parceiros de jornada. Ou o PT vai crescer à sombra de nossa própria estupidez, de nossa própria ignorância.

Jogar a toalha? Nem pensar. A luta está apenas começando. E eu posso lhes garantir que os petistas ficarão com ódio ao ler a Folha de S. Paulo de amanhã. E mais espantados ficarão os que andaram abribuindo nota 10 de comportamento a Freud Godoy. Lula vai ser eleito? Tudo indica que sim. Lula termina o segundo mandato? É razoável apostar que não.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.