Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Ou centrais sindicais dizem quais são os “interesses inconfessáveis”, ou restará a suspeita de que estão defendendo uma bando de ladrões

A cada evidência de falcatrua, de roubalheira, de safadeza, é sempre a mesma conversa: lá vem alguém denunciar conspirações e interesses inconfessáveis. Ocorre que nunca dão nomes aos bois. Leiam o que informa a Agência Estado. Volto depois. Cinco centrais sindicais divulgaram nesta segunda-feira, 7, um manifesto de solidariedade ao ministro do Trabalho e Emprego, […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 10h15 - Publicado em 7 nov 2011, 15h34

A cada evidência de falcatrua, de roubalheira, de safadeza, é sempre a mesma conversa: lá vem alguém denunciar conspirações e interesses inconfessáveis. Ocorre que nunca dão nomes aos bois. Leiam o que informa a Agência Estado. Volto depois.

Cinco centrais sindicais divulgaram nesta segunda-feira, 7, um manifesto de solidariedade ao ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, alvo de denúncias que implicam assessores na cobrança de propina de organizações não-governamentais (ONGs) contratadas para oferecer cursos de capacitação. Para as entidades, Lupi está sendo vítima “de uma sórdida e explícita campanha difamatória e de uma implacável perseguição política, que visa a desestabilização do governo e o linchamento público do titular da pasta”.

O manifesto é assinado pelos presidentes da Força Sindical, Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e Central Geral de Trabalhadores do Brasil (CGTB). De acordo com o texto do comunicado divulgado hoje à imprensa, as denúncias surgem em um momento que as demandas dos trabalhadores estão sendo atendidas e por trás das denúncias estariam “interesses políticos inconfessáveis”.

“Ressaltamos o elevado comportamento moral do ministro Carlos Lupi à frente da pasta do Trabalho e Emprego como um defensor ferrenho dos direitos dos trabalhadores, sendo um importante protagonista na luta pelo emprego e pela qualificação profissional”, diz a nota das centrais sindicais.

Oposição
Partidos da oposição na Câmara defendem o afastamento de Lupi e tentam convocá-lo para falar sobre as denúncias de que assessores cobrariam de 5% a 15% de propina de ONGs contratadas para capacitar trabalhadores. O PPS pedirá nesta segunda à Procuradoria-Geral da República a abertura de inquérito. O ministro nega as acusações e diz ter que as irregularidades foram mostradas pelo próprio Ministério do Trabalho. Lupi credita a desafetos as denúncias e afirma que não irá sair do cargo.

Continua após a publicidade

Voltei
Há uma braço de ferro do mundo sindical, e não é de hoje, entre a CUT, a central do PT, e as demais, especialmente Força Sindical. Embora o lulo-petismo tenha loteado o poder com sindicalistas de várias correntes, a CUT é a mais presente. Nos últimos tempos, no entanto, a Força cresceu relativamente mais do que a sua rival por dois motivos: a) tem um aparelho forte em mãos, que é o Ministério do Trabalho; b) foi beneficiada pela mamata do Imposto Sindical, que passou a ser distribuído também às centrais por força de lei.

Assim, a CUT tem certamente interesse em desestabilizar a Força etc. Mas e daí? Isso não nos diz nada. Falemos em tese: o fato de Beltrano, um eventual canalha, ser inimigo de Fulano não faz desse Fulano um homem de bem: eles podem apenas divergir sobre a melhor maneira de praticar canalhices. Falemos recorrendo a um exemplo: alguém vai se alinhar com os Amigos dos Amigos porque essa corrente do crime combate o Comando Vermelho?

Coragem, senhores sindicalistas! Se há uma conspiração, digam qual é. Até porque cumpre lembrar que as ONGs picaretas, envolvidas com roubalheiras, trabalham em associação justamente com as… centrais!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.