Os perfeitos idiotas 3 – Câmara aprova Venezuela no Mercosul
Por Luciana Nunes Leal e Denise Madueño, no Estadão:Os governistas conseguiram aprovar ontem, no plenário da Câmara, a inclusão da Venezuela no Mercosul, depois de uma longa polêmica com o PSDB, que rejeita a proposta por considerar o presidente venezuelano, Hugo Chávez, autoritário e antidemocrático. Votaram a favor da adesão 265 deputados e 61 foram […]
Os governistas conseguiram aprovar ontem, no plenário da Câmara, a inclusão da Venezuela no Mercosul, depois de uma longa polêmica com o PSDB, que rejeita a proposta por considerar o presidente venezuelano, Hugo Chávez, autoritário e antidemocrático. Votaram a favor da adesão 265 deputados e 61 foram contrários. Houve seis abstenções. O projeto vai agora para o Senado.
Os deputados aliados atenderam a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, interessado em anunciar a aprovação ainda durante a Cúpula da América Latina e Caribe, na Costa do Sauípe, na Bahia. O projeto enviado pelo governo Lula, em fevereiro de 2007, demorou ainda mais a ser aprovado por causa do insulto de Chávez ao Parlamento brasileiro, que desagradou parlamentares de todas as tendências.
Em junho de 2007, Chávez disse que o Congresso brasileiro é “papagaio dos Estados Unidos”. Era uma resposta a moção aprovada no Senado que pedia a reabertura da RCTV, emissora privada que não teve a renovação autorizada pelo presidente venezuelano.
No mês seguinte, Chávez chegou a dar um ultimato, dizendo que deixaria a condição de país associado ao bloco se o Parlamento brasileiro não votasse a adesão definitiva. Em novembro do mesmo ano, o projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, depois de mais de cinco horas de discussão.