Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Os perfeitos idiotas 3 – Câmara aprova Venezuela no Mercosul

Por Luciana Nunes Leal e Denise Madueño, no Estadão:Os governistas conseguiram aprovar ontem, no plenário da Câmara, a inclusão da Venezuela no Mercosul, depois de uma longa polêmica com o PSDB, que rejeita a proposta por considerar o presidente venezuelano, Hugo Chávez, autoritário e antidemocrático. Votaram a favor da adesão 265 deputados e 61 foram […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 20h42 - Publicado em 18 dez 2008, 05h29
Por Luciana Nunes Leal e Denise Madueño, no Estadão:
Os governistas conseguiram aprovar ontem, no plenário da Câmara, a inclusão da Venezuela no Mercosul, depois de uma longa polêmica com o PSDB, que rejeita a proposta por considerar o presidente venezuelano, Hugo Chávez, autoritário e antidemocrático. Votaram a favor da adesão 265 deputados e 61 foram contrários. Houve seis abstenções. O projeto vai agora para o Senado.
Os deputados aliados atenderam a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, interessado em anunciar a aprovação ainda durante a Cúpula da América Latina e Caribe, na Costa do Sauípe, na Bahia. O projeto enviado pelo governo Lula, em fevereiro de 2007, demorou ainda mais a ser aprovado por causa do insulto de Chávez ao Parlamento brasileiro, que desagradou parlamentares de todas as tendências.
Em junho de 2007, Chávez disse que o Congresso brasileiro é “papagaio dos Estados Unidos”. Era uma resposta a moção aprovada no Senado que pedia a reabertura da RCTV, emissora privada que não teve a renovação autorizada pelo presidente venezuelano.
No mês seguinte, Chávez chegou a dar um ultimato, dizendo que deixaria a condição de país associado ao bloco se o Parlamento brasileiro não votasse a adesão definitiva. Em novembro do mesmo ano, o projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, depois de mais de cinco horas de discussão.
Assinante lê mais aqui

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.