Os delírios de Lula – Sem dar conta do seu PAC, ele agora prepara o PAC do seu sucessor
Por Andrei Netto, no Estadão:Embora enfrente dificuldades para implementar os investimentos previstos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), em fase de implantação há dois anos, o governo federal já trabalha na definição de um novo PAC, desta vez prevendo obras para o período entre 2011 a 2015. O elaboração do programa, que será executado […]
Embora enfrente dificuldades para implementar os investimentos previstos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), em fase de implantação há dois anos, o governo federal já trabalha na definição de um novo PAC, desta vez prevendo obras para o período entre 2011 a 2015. O elaboração do programa, que será executado – ou não – pelo próximo chefe de Estado, foi confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ontem, em Riade, no segundo dia de sua visita à Arábia Saudita.
Lula havia mencionado a intenção de criar um PAC 2011-2015 há uma semana, durante viagem a Campo Grande (MS). Ontem, voltou a falar sobre o assunto, afirmando que o programa poderá poupar dois anos de trabalho de seu sucessor. “Quando chegamos ao governo, detectamos que não tínhamos projetos na prateleira”, justificou.
Segundo o presidente, em razão da “fiscalização muito rígida” e de trâmites burocráticos, como a elaboração de projetos básico e executivo, pedidos de licença prévia, licitação e demandas judiciais, um mandato de quatro anos não é suficiente para, por exemplo, construir uma usina hidrelétrica.
Segundo Lula, a responsabilidade pelo excesso de entraves “não é culpa de ninguém, é culpa do Congresso Nacional”, disse, incluindo-se entre os responsáveis. O futuro PAC terá os mesmos moldes do atual e preverá obras em infraestrutura.
Comento
Ai, ai. O truque, desta vez, chega a ser vagabundo, né? Imaginem o homem no dia da transmissão do faixa: “Já deixei tudo preparado para você…” Se o sucessor for bem, é porque recebeu régua e compasso. Se for mal, é porque não seguiu sua orientação.
“O Cara” precisa parar de ser modesto. Tem é de preparar o PAC até 2099. Um século de Lula!