Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Oposição critica projeto que regula conteúdo de rádio e TV

Na Folha Online: Parlamentares da oposição criticaram nesta terça-feira (7) a proposta do governo, batizada de Lei Geral da Comunicação Social, que cria um marco regulatório para o setor de telecomunicação e radiodifusão. O argumento principal é de que o texto representa uma censura a rádios e TVs. A Folha teve acesso à primeira versão […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 13h25 - Publicado em 7 dez 2010, 15h26

Na Folha Online:
Parlamentares da oposição criticaram nesta terça-feira (7) a proposta do governo, batizada de Lei Geral da Comunicação Social, que cria um marco regulatório para o setor de telecomunicação e radiodifusão. O argumento principal é de que o texto representa uma censura a rádios e TVs.

A Folha teve acesso à primeira versão do projeto, que prevê a criação da ANC (Agência Nacional de Comunicação) em substituição à Ancine (Agência Nacional do Cinema). Uma das sugestões apresentadas pelo grupo de trabalho coordenado pelo ministro Franklin Martins autoriza o novo órgão a multar empresas que veicularem programação considerada ofensiva, preconceituosa ou inadequada ao horário.

“Esse julgamento implicará uma manifestação de uma posição ideológica em relação ao tema. Qual é o parâmetro? Isso é uma coisa sempre muito perigosa e descamba para a censura”, disse o deputado João Almeida (BA), líder do PSDB na Câmara.

O líder do DEM no Senado, José Agripino (DEM-RN), fez ressalva semelhante: “Qualquer tentativa tem que ser vista com muito cuidado. A liberdade de imprensa é uma conquista da democracia brasileira. Esse governo tem um cacoete pelo cerceamento da liberdade”, alfinetou o democrata.

De acordo com reportagem da Folha, para o governo, a agência não significa censura porque o conteúdo será analisado depois de veiculado. Representantes do setor, porém, avaliam que a proposta abre brechas para cercear jornalismo e dramaturgia.

Continua após a publicidade

A minuta da proposta também proíbe que políticos com mandato sejam concessionários de rádio e TV – outro ponto criticado pela oposição. A lei de radiodifusão proíbe apenas que políticos ocupem cargos de direção nas empresas. Para a oposição, a medida terá pouco efeito prático. “O que acontece normalmente é isso: a pessoa que está impedida transfere o controle ou as ações que tem para um terceiro e continua por trás manobrando igual”, disse o líder do PSDB na Câmara.

O texto do Executivo tem cerca de 40 páginas e vem sendo mantido em sigilo. Nos últimos 12 anos, houve três tentativas de criação de uma nova lei de comunicação eletrônica de massa –todas engavetadas.

O deputado Fernando Ferro (PE), líder do PT na Câmara, defendeu a minuta da proposta. “O governo apresentar uma proposta não significa que seja a definitiva. Ela vai ser colocada em discussão e pode vir um substituto que expresse o resultado do debate. O que não pode é interditar o assunto como alguns setores fazem”, disse o petista.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.