Operação Zelotes investiga a Siderúrgica Gerdau
Empresa é suspeita de sonegação de impostos por meio de propina a membros do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais)
A Polícia Federal cumpre hoje mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. André Bier Gerdau Johannpeter, CEO da siderúrgica, filho do empresário do Jorge Gerdau, disse por meio de seus advogados que vai apresentar-se ainda hoje. Serão ouvidos também os lobistas José Ricardo da Silva e Alexandre Paes dos Santos, já presos em outras fases da Operação Zelotes.
A PF suspeita que a Gerdau e os lobistas continuaram a agir criminosamente depois do início da operação, em março de 2015. Eles são acusados de advocacia administrativa fazendária, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A sexta-fase da Zelotes é um desdobramento dos inquéritos que apuram, entre outros, o envolvimento da Gerdau com quadrilha de lobistas que já responde a processo por sonegação fiscal de até R$ 1,5 bilhão.