Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Obama e o Alcorão: fraco e pouco inteligente

Como vocês leram no post abaixo, o tal Terry Jones desistiu de queimar UM EXEMPLAR DO ALCORÃO. Mas o governo americano ainda não parou de queimar o bom senso. Antes que prossiga: a menos que se queira fazer o jogo dos extremistas islâmicos, é preciso deixar claro que o extremista evangélico queria queimar UM EXEMPLAR […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 14h18 - Publicado em 9 set 2010, 20h40

Como vocês leram no post abaixo, o tal Terry Jones desistiu de queimar UM EXEMPLAR DO ALCORÃO. Mas o governo americano ainda não parou de queimar o bom senso.

Antes que prossiga: a menos que se queira fazer o jogo dos extremistas islâmicos, é preciso deixar claro que o extremista evangélico queria queimar UM EXEMPLAR do Alcorão, não “O” Alcorão. A diferença é importante. Assim como não dá para condescender intelectualmente com uma delinqüência, não para condescender com a outra.

Folgo em saber que Jones desistiu. Mas o governo Obama demonstrou uma estúpida fragilidade em todo esse episódio, como escrevi na madrugada. A Casa Branca e o Departamento de Estado não podem, representando mais de 300 milhões de cidadãos, assumir como um ato de todo um povo a estupidez deste ou daquele americanos. Dado o excesso de loquacidade oficial nesse caso, inclusive do presidente, a Casa Branca agiu rigorosamente com os mesmos critérios dos radicais islâmicos, admitindo que o gesto de um só implicaria a culpa de todos. O governo americano e, de certo modo, o Ocidente se tornaram, como escrevi, reféns do radicalismo — mas não do radicalismo de um líder evangélico.

O comportamento da Casa Branca foi inaceitável, subserviente ao olhar do inimigo. Inimigo? De que “inimigo” estou falando? Dos muçulmanos do mundo inteiro? É claro que não! Apenas os extremistas estavam protestando, como sempre. Assim como apenas os extremistas queimam o Alcorão, a Bíblia, a Torá, bandeira americana ou bandeira de Israel. Com algumas diferenças: extremistas, no Ocidente, costumam queimar coisas; aqueles outros costumam queimar pessoas.

Continua após a publicidade

Que o governo Obama tivesse de mobilizado para impedir o ato demencial de Jones, bem, isso seria não só aceitável como inteligente: é preferível apostar em menos conflitos a apostar em mais, especialmente quando eles são ou irrelevantes ou contraproducentes. Que tenha feito todo esse carnaval, aí é o fim da picada! Para quem? Para os americanos é que não foi. Para os defensores da liberdade de expressão, mesmo quando reprovável, é que não foi. Para os valores ocidentais é que não foi. O público para essa encenação é justamente o mundo muçulmano. Até aí, bem. Obama age direito ao tentar ganhar a adesão daqueles povos etc e tal. MAS NÃO À CUSTA DE UMA GRAVE DISTORÇÃO, QUE É ADMISSÃO TÁCITA DE QUE TODO UM POVO SERIA O RESPONSÁVEL PELO GESTO DE UM DELINQÜENTE.

Obama poderia ter sido inteligente sem ter sido fraco. Aos ser fraco, demonstrou também pouca inteligência.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.