Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

O PT, a ética, a moral e os católicos

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, costuma falar pouco. Sorte nossa. Dos ouvintes. Não faz tempo, Lula comparou-se ao próprio Cristo, num palanque macabro em que exercitou a transubstanciação a seu modo: disse que seu sangue e suas células estavam espalhados no povo. Ontem, em Nova York, onde participaria de uma reunião no Fed, […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 23h11 - Publicado em 22 set 2006, 09h06
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, costuma falar pouco. Sorte nossa. Dos ouvintes. Não faz tempo, Lula comparou-se ao próprio Cristo, num palanque macabro em que exercitou a transubstanciação a seu modo: disse que seu sangue e suas células estavam espalhados no povo. Ontem, em Nova York, onde participaria de uma reunião no Fed, Dilma comparou o PT, que tem 26 anos, à Igreja Católica, que tem quase 2 mil. Assim como esta teria errado e se corrigido, também o partido comete os seus deslizes.

O petismo, como se vê, é uma religião. Acho que entendi o que ela quis dizer: quando não estava no governo, o partido era, assim, uma espécie de Tribunal do Santo Ofício, pronto para mandar para a fogueira todos os hereges que não comungavam de sua retidão teológica. Ao chegar ao governo, optou por ser um daqueles curas de Eça de Queirós. Até o pecado da simonia, a venda do perdão, o partido de Lula praticou. Hoje, o Santíssimo Apedeuta é aliado de Jáder Barbalho no Pará, de Newtão Cardoso em Minas e de José Sarney onde for possível. A continuar assim, essa gente logo vai querer distância do PT para que sua, como direi?, reputação não seja tisnada por casos suspeitos…

Dilma afirmou ainda, de maneira certamente enigmática, que “não se pode colocar a ética nas costas dos indivíduos”. Eu acho que ela queria dizer que a ética diz respeito à coletividade. É verdade, minha senhora! Os indivíduos, não todos, costumam ter “moral”. E há, a senhora sabe, os imorais e os amorais. Estes costumam partilhar de uma estranha ética coletiva cujo único princípio é o presente eterno. É a religião dos ditadores, dos facínoras, dos déspotas, dos totalitários.

A Igreja Católica só sobreviveu aos próprios erros, Dona Dilma, porque seus princípios eram e são bons. A propósito: quais são mesmo os do PT? Sua comparação é uma ofensa aos católicos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.